Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 08/12/2017

Você anda cansado? O motivo pode estar nestes 5 problemas de saúde

1. Anemia

 

Esse problema aparece quando está faltando ferro no organismo, seja pelo baixo consumo de fontes do mineral, seja pela perda excessiva na menstruação — no caso das mulheres. Anêmicos apresentam palidez, sonolência, dor de cabeça, falta de concentração e cansaço. Como resultado, subir escada, treinar e até cozinhar se tornam tarefas quase impossíveis.

 

2. Problemas de tireoide

 

Quando essa glândula, localizada na base do pescoço, começa a funcionar demais ou de menos, o ritmo do metabolismo é o primeiro a sofrer. O hipertireoidismo resulta em uma produção exagerada de hormônios, o que causa fadiga, emagrecimento e fraqueza nas pernas. Já o hipotireoidismo, que desacelera a produção hormonal, gera, além do cansaço, dores musculares, retenção de água e ganho de peso. Cerca de 10% das mulheres adultas sofrem com a tireoide lenta, segundo Renato Zilli, endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo.

 

3. Diabetes

 

A doença atrapalha a capacidade do organismo de usar o açúcar disponível no sangue como fonte de energia. “Entre os sintomas da escassez de glicose estão o cansaço constante, muita sede, fome, visão turva e irritabilidade”, enumera Renato.

 

4. Depressão

 

Além da dificuldade em sentir prazer com atividades que faziam você feliz, a tristeza profunda pode comprometer a disposição para realizar tarefas simples. Se você perceber que esses sintomas estão se fazendo presentes por mais de duas semanas, consulte um especialista.

 

5. Apneia do sono

 

O problema é mais comum em quem está acima do peso e afeta diretamente a qualidade do sono, fazendo com que você acorde cansada, não importa o número de horas que tenha dormido. Isso acontece devido a breves interrupções na respiração que enviam uma mensagem de alerta ao cérebro para você acordar e voltar a respirar — processo que pode ocorrer várias vezes ao longo da noite.

 
GUIAME