Notícias do Mundo Gospel

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 21/03/2016

“X-Men Apocalipse”: filme sugere que Jeová seja a encarnação do primeiro mutante; Veja

x-men-apocalipse

O novo filme da saga X-Men, que traz o subtítulo “Apocalipse” é inspirado em um dos contos mais conhecidos entre os apreciadores de HQ’s, e vem chamando a atenção por suas referências, diretas e indiretas, a passagens bíblicas.

 

O personagem que dá título ao longa-metragem sugere ser a entidade superior que governa o mundo, e diz que já foi chamado de “deus” por muitas civilizações.

 

“Fui chamado de muitas coisas, em muitas vidas. Rá, Krishna, Jeová… Vocês são todos meus filhos, e estão perdidos por seguirem líderes cegos, mas estou aqui agora. Estou aqui para vocês”, diz o Apocalipse, um vilão, no trailer do filme.

 

Em diálogos de outros personagens, as referências à Bíblia e a sugestão de que Deus seja um mutante se repetem: “Desde que os mutantes foram descobertos, sugiram sociedades secretas que os veem como a Segunda Vinda ou um sinal de Deus. Acreditam que há milhares de anos, um ser ancestral nasceu. O primeiro do mundo”, resume a personagem Moira, antes que Charles Xavier, o personagem telepata, conclua: “Mutantes”.

 

Em outro trecho, Moira afirma que o Apocalipse atravessou eras mantendo sempre a mesma estratégia: “Onde quer que estivesse, ele sempre teve quatro seguidores a quem dava poderes”, diz. Um interlocutor sugere: “Como os quatro cavaleiros do Apocalipse. Ele tirou isso da Bíbia”, supõe, antes que Moira o interrompa dizendo “ou a Bíblia tirou dele”.

 

“Oh, Deus. Ele pode controlar a todos nós”, se desespera Xavier, atribuindo onipotência ao vilão.

 

Em sua fala final, Apocalipse diz que “tudo que eles [humanos] construíram, irá cair, e das cinzas de seu mundo, construiremos um melhor”, numa referência à profecia de João no versículo 9 do capítulo 20 do livro das Revelações do Apocalipse: “As nações marcharam por toda a superfície da terra e cercaram o acampamento dos santos, a cidade amada; mas um fogo desceu do céu e as devorou”.

 

Assista ao segundo trailer do filme: