Versículo do dia
Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.

3 erros muito comuns que estudantes cometem na redação do Enem

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Com um peso representativo na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a prova de redação tira o sono de muitos candidatos a uma vaga em faculdades de todo o Brasil, que selecionam estudantes por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).

Para alcançar a nota máxima, a famosa redação nota mil, é preciso mais do que apenas estudar os assuntos de atualidades que podem ser requisitados nesta avaliação. O estudante deve saber elaborar um bom texto dissertativo-argumentativo de até 30 linhas, com uma excelente proposta de solução.

 

De acordo com a coordenadora de Redação do Curso Poliedro, Gabriela de Araújo Carvalho, existem alguns erros recorrentes que os candidatos comentem nesta prova. Com o objetivo de auxiliá-los a evitar essas falhas no decorrer texto, a especialista aponta abaixo quais são elas e como saná-las:

 

1 – Fugir do tema solicitado

 

É preciso ter muita atenção ao desenvolver o tema solicitado na redação do Enem, aponta Gabriela. Por isso, o vestibulando deve se ater as palavras-chave do assunto, com o intuito de garantir que não fugirá do enfoque. Em 2016, por exemplo, quando a redação solicitou “caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”, palavras- chave importantes a serem utilizadas no texto foram “caminhos”, “combate” e “intolerância religiosa”.

 

2 – Não identificar o problema

 

Um dos pressupostos da redação do Enem é o de que há um problema a ser resolvido. Neste sentido, o candidato deve refletir sobre o assunto e não apenas descrevê-lo. “É preciso mostrar que esse problema desencadeia questões relativas aos direitos humanos”, reforça Gabriela.

 

3 – Criar uma proposta de intervenção confusa

 

O terceiro ponto mais difícil para os candidatos ao Enem, segundo a coordenadora de Redação, é detalhar a proposta de intervenção com clareza e coerência. É necessário propor de forma lógica as soluções pensadas para o problema identificado.

 

Segundo Gabriela, essa proposta precisa ter agente, detalhamento da ação (quem vai fazer, o que será feito e de qual forma), além de estar totalmente interligada àquilo que foi descrito no corpo do texto. “Se o candidato estiver por dentro do tema pedido, relacionando-o aos direitos humanos e trazendo uma solução coesa e eficaz, pode ficar tranquilo ao desenvolver a redação”, finaliza.

 
NOTÍCIAS AO MINUTO

OUTRAS NOTÍCIAS