56 pacientes aguardam por regulação em Feira de Santana

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Em Feira de Santana, 56 pacientes estão em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e policlínicas municipais esperando a transferência para uma unidade hospitalar pelo Sistema de Regulação do Governo do Estado, até esta segunda-feira, 2.

Aos 72 anos, o paciente A. P. S., aguarda a transferência há 11 dias na Policlínica do Feira X para tratar de complicações de uma pneumonia. A demora para a regulação expõe os pacientes a uma espera exaustiva por tratamento adequado e sobrecarrega o sistema de saúde municipal, fazendo com que as unidades fiquem lotadas.

Desse total, 20 pacientes estão na UPA Queimadinha, 12 na UPA Mangabeira, 8 na Policlínica do Parque Ipê, 5 na Policlínica do Tomba, 4 na Policlínica do Feira X, 4 na Policlínica do George Américo, 1 na Policlínica de São José, 1 na Policlínica de Humildes e 1 na Policlínica da Rua Nova.

REGULAÇÃO ESTADUAL

O Sistema de Regulação Estadual é uma ferramenta do Governo do Estado que disponibiliza vagas em unidades públicas hospitalares conforme critério de gravidade e não proximidade, visando a democratização do acesso.

Para isso, o paciente atendido em uma unidade de urgência e emergência é avaliado e submetido a exames laboratoriais ou de imagem, de acordo com as condições clínicas.

Se comprovada a necessidade de Assistência hospitalar, os profissionais da unidade solicitam a regulação no sistema, para que o paciente tenha a assistência adequada.

Ascom

OUTRAS NOTÍCIAS