Câmara concede Comenda Maria Quitéria para Victor Galvão, coordenador do Centro de Hemorragia Digestiva do HGCA

“Me orgulho de fazer parte da implantação do CHD/HGC ”

A Câmara de Feira de Santana concedeu em sessão solene, às 20 horas, desta terça-feira, 30, a Comenda Maria Quitéria ao médico endoscopista Victor Alves Galvão. A concessão da honraria de iniciativa do vereador Paulão do Caldeirão foi apoiada por unanimidade por todos os outros parlamentares. Victor Galvão é natural de Feira de Santana. Cursou Medicina na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública e se formou em 2005. Atualmente, coordena o Centro de Hemorragia Digestiva do Hospital Geral Clériston Andrade (CHD/HGCA) e é médico endoscopista assistente no Hospital Emec Materdei.

“Foi um momento único e que me deixou emocionado, especialmente quando ouvi as palavras do vereador Paulão do Caldeirão, que me honrou com esse título de Comendador, falando de minha trajetória e de coisas que eu nem tinha ciência que ele sabia sobre minha vida. Estar com meus pais, avós, esposa, familiares, amigos de infância, mestres e parceiros de profissão foi extremamente valioso para mim. Esse título tem um significado impar e representa a dedicação e trabalho no serviço público, especialmente no maior hospital do interior da Bahia, que é o HGCA”, declarou o homenageado.

Durante a solenidade Victor falou dos desafios que enfrentou para a inauguração do CHD no HGCA. “Aqui quero ressaltar o empenho do diretor-geral do HGCA, Dr. José Carlos de Carvalho Pitangueira, um homem determinado, um guerreiro e que muito me apoiou neste processo. “Me orgulho de fazer parte da implantação do CHD/HGCA, que atinge as camadas sociais mais vulneráveis e que com toda certeza não teriam condições de acesso a estes serviços, isso sem dúvida é uma conquista para a comunidade de Feira de Santana e região”, disse o médico lembrando que “antes atendíamos em uma sala dentro do centro cirúrgico, agora temos um espaço próprio, que funciona de forma independente, apenas para exames de intervenção na área de endoscopia terapêutica”.

O Centro de Hemorragia Digestiva hoje conta com 40 profissionais, destes 14 são médicos especialistas na área de endoscopia digestiva. O serviço funciona 24 horas e realiza exames de endoscopia, colonoscopia dentre outros procedimentos endoscópicos diagnósticos e terapêuticos, incluindo métodos avançados, como a Colangiopancreatografia Retrógrada Endoscópica (CPRE) que é utilizada para diagnosticar problemas do fígado, vesícula biliar, dutos biliares e pâncreas.

Portal Cidade Gospel,- Informações Ascom (HGCA)

OUTRAS NOTÍCIAS