Ana Paula Valadão é condenada a pagar R$ 25 mil por associar homossexuais à aids

A cantora gospel e pastora Ana Paula Valadão foi condenada a pagar R$ 25 mil por danos morais coletivos após associar casais homossexuais à aids. A decisão, proferida na sexta-feira (26), resultou de uma ação movida pela Aliança Nacional LGBTI e permite recurso.

Siga Instagram portal Cidade gospel

O episódio que levou à condenação ocorreu durante o Congresso Diante do Trono em 2016, quando Valadão afirmou que o vírus HIV, responsável pela aids, seria uma forma de “punição” para quem mantém relacionamentos homoafetivos. Ela também chamou os casais de “anormais” e declarou que o único sexo seguro era o praticado dentro do casamento.

O juiz Hilmar Castelo Branco Raposo Filho, da 21ª Vara Cível de Brasília, argumentou em sua decisão que as declarações de Valadão atribuíam à população LGBTI+ uma responsabilidade inexistente, atingindo sua dignidade de forma coletiva. Ele destacou que tais afirmações não têm respaldo na Bíblia nem na ciência, sendo uma repetição de ideias ultrapassadas da década de 1980, quando a aids foi descoberta.

A defesa da pastora alegou o direito à liberdade de expressão e religiosa, mas o magistrado considerou que suas declarações não condiziam com os fatos científicos amplamente conhecidos sobre a transmissão do HIV, que ocorre principalmente por meio de relações sexuais desprotegidas, não pela orientação sexual das pessoas.

Com informações do Site O Dia  e foto reprodução/ redes sociais

OUTRAS NOTÍCIAS