Abertas inscrições para seleção de intérprete de Libras

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Estão abertas a partir desta quinta-feira, 9, as inscrições para a seleção pública de intérprete da Língua Brasileira de Sinais, Libras, visando a contratação temporária através do Regime Especial de Direito Administrativo (REDA).

Estão sendo oferecidas 15 vagas mais cadastro reserva. As inscrições seguem até o dia 17 de dezembro, exclusivamente pelo site www.consulpam.com.br, empresa contratada pela Prefeitura de Feira de Santana para realização do certame. Já as provas serão realizadas no dia 16 de janeiro de 2022. A remuneração para o cargo é de R$ 1.100,00, com carga-horária de 20 horas semanais.

O edital do processo seletivo está disponível no Diário Oficial eletrônico do município – edição desta sexta-feira, 9. Segundo o documento, para concorrer, os interessados devem ter como formação mínima o Ensino Médio e comprovar no currículo cursos profissionalizantes devidamente reconhecidos, por meio das Secretarias de Educação ou instituições de nível superior.

Para participar da seleção, os candidatos deverão pagar uma taxa de R$ 80,00. Os interessados que se enquadram nos pré-requisitos para isenção da taxa podem solicitar o recurso entre os dias 9 e 10 de dezembro, no mesmo site. Todas as especificidades constam no edital.

A previsão é que o resultado final da seleção pública seja divulgado no dia 24 de janeiro, através de edital específico publicado no Diário Oficial do município.

Atuação profissional

Os intérpretes de Libras vão atuar em escolas da Educação municipal e também em eventos ligados ao ensino, dedicando-se à interpretação por meio de língua de sinais. Além de coletar informações sobre o conteúdo a ser trabalhado para facilitar a tradução da língua no momento das aulas e atividades escolares.

O profissional participará de atividades extraclasses, como palestras, cursos, jogos, encontros, debates e visitas, junto com a turma na qual exerce atividade como intérprete. E também é de sua responsabilidade o atendimento ao público em repartições públicas municipais, inclusive para participar de eventos presenciais ou virtuais e executar outras tarefas correlatas.

Avaliações

A seleção será dividida em duas etapas avaliativas, ambas agendadas para o dia 16 de janeiro de 2022: prova prática, de caráter eliminatória; e prova de títulos, de caráter classificatório para os aprovados na primeira etapa.

Na primeira fase, o candidato deverá fazer uma tradução da Língua Portuguesa (L1) para Libras (L2), seguindo da tradução da Libras (L2) para Língua Portuguesa (L1).

Serão avaliados nesta etapa elementos como: expressão facial e corporal condizente com a língua; movimento/espaço adequado ao processo de interpretação; configuração de mão condizente ao processo de interpretação/tradução; ponto de articulação/locação em acordo com os parâmetros da Libras; e fluência na tradução.

Na prova de títulos, serão considerados os certificados em nível técnico na área de atuação e experiência comprovada.

Secom -Foto: Sara Silva

 

OUTRAS NOTÍCIAS