Versículo do dia
Porque há um só Deus e um só mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo, homem.

Agentes de endemias combatem mosquito da zika no Tomba

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

1222016100226Agentes de endemias da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) foram à luta, na manhã desta sexta-feira, 12, contra o mosquito aedes aegypti no bairro Tomba. Começaram o trabalho logo cedo. Percorreram ruas ao entorno da Policlínica Osvaldo Monteiro Pirajá, onde há suspeitas das doenças transmitidas pelo mosquito: dengue, zika e chikungunya.

 

“Quando há qualquer caso suspeito, independente do resultado laboratorial confirmando ou não a doença, adotamos imediatamente as medidas de prevenção”, afirma o coordenador de Endemias, Edilson Matos. Hoje o trabalho foi feito com uso da bomba costal motorizada. Foi utilizado inseticida – geralmente usa-se também larvicida.

 

Também foram visitadas algumas residências e, mais uma vez, os agentes de endemias encontraram focos do mosquito nos quintais, o que revela que ainda há moradores que precisam se conscientizar do seu papel no combate ao aedes.
“Os moradores dentro de suas casas devem eliminar os possíveis focos para o mosquito se proliferar, não deixando recipientes que acumulam água expostos, como vasos de plantas, tanques descobertos, garrafas plásticas, pneus, entre outros”, recomenda.

 
Neste sábado, 13, uma força tarefa com o apoio do Exército vai atuar nos bairros Cidade Nova, Feira X, George Américo, Santa Mônica, Jardim Acácia, Barroquinha e no Centro. Será feito uma ação de panfletagem. Já entre os dias 15 a 17 haverá visita casa a casa.

 

 
O coordenador de Endemias assegura que as ações de combate ao aedes aegypti no município são constantes. Contudo, em alguns períodos elas são intensificadas. Até o dia 29 deste mês, os agentes deverão visitar 364 imóveis, o que corresponde 100% das residências preconizadas pelo Ministério da Saúde.

 
PREF. MUNICIPAL

OUTRAS NOTÍCIAS