Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 19/08/2017

Árvore “Chorona”, a maior da avenida Getúlio Vargas

Aos 14 anos, uma árvore da espécie samânia, também conhecida como “chorona”, se destaca no final da Getúlio Vargas pela altura, perímetro do tronco e sua copa. É, seguramente, a maior e uma das árvores mais bonitas de toda a avenida.

 

A chorona tem cerca de 15 metros de altura – crescimento médio de um metro por ano, cerca de três metros de circunferência e uma área sombreada que cobre mais da metade de ambas as pistas de rolamento da avenida.

 

O diretor do Departamento de Áreas Verdes, Deodato Peixinho, disse que a árvore foi plantada para substituir outra da espécie sabiá, que estava definhando devido a uma praga de erva de passarinho, quando do lançamento do Projeto Ponto Verde.

 

À época foram plantadas outras cinco choronas, que também estão crescendo ao longo da avenida e que dentro de pouco tempo se destacarão entre os flamboyants, um dos marcos da vegetação da Getúlio Vargas.

 

O projeto, ao longo dos anos, plantou milhares de novas árvores em ruas e avenidas de Feira de Santana e distribuiu outra quantidade do “kit Ponto Verde”, que é uma árvore pedida por cidadãos ao DAV, onde recebem orientação técnica de como plantar e cuidar da árvore.

 
Secom