Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 04/10/2018

Atividade física e interação social: receita de longevidade que idosos do Aviário encontram na Praça do CEU

Palestras, atividades físicas e orientação sobre cuidados com a saúde marcaram a programação especial alusiva ao Dia do Idoso, no Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU do bairro Aviário. Senhores e senhoras entre 60 a 80 anos participaram das atividades na segunda-feira, 1º.

 

Dona Josefa Matos (foto), 68 anos, é uma das pessoas atendidas pelo CEU. E revela que desde que passou a participar das atividades no equipamento sentiu uma grande melhora na qualidade de vida.

 

“Todos os dias acordo às 5h da manhã para caminhar. A tarde venho para a praça do CEU. A atividade aqui é muito boa, temos palestras, aulas de educação física, e várias outras oficinas. Com isso estou sempre aqui na praça, é uma forma que tenho de socializar e me divertir”, conta.

 

Segundo a psicóloga do CRAS, Suzane Leite (foto), muitos de seus pacientes de mais idade chegam procurando uma companhia, alguém para conversar. “Os idosos sempre nos procuram porque já estão numa fase da vida em que as vezes se sentem muito solitários, e nós oferecemos escuta. É uma demanda que temos muita atenção, que a gente busca ter muito cuidado e oferecer muitas atividades para que possamos preencher esse vazio que às vezes acomete a vida do idoso”, explica.

 

A prática de atividade física na terceira idade faz bem não somente para o corpo, mas também para a mente, conforme a professora Daiane Azevedo (foto). “Às vezes o idoso se sente incapaz por conta de uma cultura social. Ele acha que por causa da idade tem que ficar parado em casa, sem saber a importância que a atividade física traz tanto para o corpo quanto para mente. Além de estar praticando uma atividade física que vai estar contribuindo para a saúde, ele ainda tem contato com outros idosos e interação social, isso estimula a autoestima e traz vários outros benefícios”, pontua.

 

A comemoração do Dia do Idoso marcou o início das atividades do mês de outubro na Praça CEU Aviário, que com o apoio da Fundação Egberto Costa também trará atividades para o Dia da Criança e em prevenção ao câncer de mama. Nesta sexta-feira, 5, acontece a abertura do Outubro Rosa com palestras sobre a saúde da mulher e um aulão de swing baiano.

 
Secom