As gravações da sexta e a sétima temporadas da série Reis já estão a todo vapor no complexo de estúdios Casablanca, no Rio de Janeiro, depois de uma pausa de fim de ano. Após algumas semanas de preparativos, os atores retornaram ao set no início deste mês. O site oficial conversou com a preparadora de elenco Fernanda Guimarães e com os atores João Villa e Ingrid Conte para trazer os detalhes da preparação e do início das filmagens.
Há 13 anos envolvida nas produções da Record TV, Fernanda faz parte de uma equipe de seis profissionais que ajudam o elenco a entender melhor o texto, construir os personagens e a história a partir de exercícios direcionados e leituras. Nos bastidores, é possível ver com frequência atores ao lado dos preparadores ou reunidos em alguma sala, estudando.
“Há uma disponibilidade total que nós, preparadores da Record TV, oferecemos aos nossos atores, e isso, sem dúvida, gera um alicerce de segurança, confiança, troca, parceria, muita entrega e estudo”, contou a profissional.
Já Villa destacou a importância de dar continuidade ao trabalho como Isbosete e adiantou que o personagem vai mostrar outras características nas próximas temporadas, depois de ter perdido os pais e ser coroado rei.
“Não larguei os textos e o Isbosete na pausa. Por mais que o personagem esteja construído, acredito muito na constância, na vivência dele no dia a dia. Ainda mais ele que, nessa nova fase, passou por grandes traumas, sofrimentos, e foi surpreendido com o poder da coroa. Tenho certeza que o público vai ficar surpreso com o que vai acontecer na vida dele. Vem um novo Isbosete aí, com fogo nos olhos”, apostou.
Quem também está empolgada com o retorno e com as próximas emoções de Reis é Ingrid Conte. Intérprete da narradora da trama, a atriz também manteve a preparação durante a paralisação das filmagens — ela teve uma reunião com Fernanda Guimarães e continuou os exercícios de voz com a fonoaudióloga Vanessa Pedrosa.
“Quando diminuímos um pouco a intensidade do trabalho e damos uma pausa, é como se realimentássemos o amor, a paixão pelo trabalho e pelo personagem. Aproveitei as férias pra viajar, mas não me distanciei totalmente da narradora. [Foi] só aquela distância saudável pra reorganizar a vida e descansar, mas mantive alguma preparação”, contou ela.
No set, a conexão em cena entre os atores foi muito rápida: “Eu e Henrique [Camargo], meu filho na ficção, retomamos a intimidade e o carinho entre mãe e filho que tínhamos um piscar de olhos e fizemos um estudo bastante objetivo. Na hora de gravar, foi lindo! As cenas fluíram de forma bem orgânica. Tem muita coisa legal pela frente”, disse a atriz.
Fernanda Guimarães também ressaltou a importância dos exercícios com o elenco para o processo de elaboração dos papéis.
“Esse espaço [da preparação] é onde os atores podem viver os personagens, é o local da experimentação, do erro, das descobertas, da reinvenção, da conexão com o outro, do jogo de cena. Isso é fundamental para que eles cheguem ao set de gravação livres e confiantes para serem regidos pelos nossos diretores. É muito raro um ator não querer aproveitar esse espaço e não se jogar de cabeça nos nossos processos de criação”.
Para ela, a construção dos personagens é o que move o trabalho dela e de seus companheiros de profissão. “Estamos conectados o tempo todo e, apesar do trabalho [de cada preparador] ser diferente, posso dizer que, a partir das nossas experiências, temos algumas coisas em comum, entre elas, uma paixão imensa pela arte do ator”.
Fonte R7