Versículo do dia
Laço é para o homem dizer precipitadamente: É santo; e, feitos os votos, então, inquirir.

Autoridades britânicas fazem Facebook interromper coleta de dados via WhatsApp

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

00000Autoridades britânicas conseguiram fazer com que o compartilhamento de dados entre Facebook e WhatsApp fosse interrompido. Nessa segunda-feira, 7, o Information Commissioner’s Office (ICO) divulgou nota afirmando que a companhia concordou em pausar o andamento do processo para explicar a situação de forma mais clara.

 

O órgão disse que a companhia enfrentaria ações judiciais caso usasse dados dos usuários sem um consentimento válido. Na visão do ICO, o Facebook não explicou direito como vai funcionar o compartilhamento de informações entre os serviços, apesar de a empresa ter anunciado que a atitude serviria para combater a disseminação de spam e melhorar a oferta de publicidade.

 

Em agosto, quando anunciou a interligação, o Facebook levantou questionamentos em vários mercados — inclusive no Brasil, onde usou um linguajar confuso para conversar com os usuários. Na ocasião, os 28 membros da União Europeia informaram que analisariam a situação. E, embora o Reino Unido tenha sido o único a encarar a briga individualmente, o bloco europeu, como um todo, já pediu que Facebook e WhatsApp pause o compartilhamento de dados na região.

 

Segundo reporta a Reuters, a chefe do ICO, Elizabeth Denham, está em conversa com outros órgãos europeus de garantia de privacidade para forçar o Facebook a esclarecer a situação. O caso deve se intensificar quando chegar à análise das autoridades irlandesas, onde fica a sede local da companhia.

 

GOOGLE NOTÍCIAS

OUTRAS NOTÍCIAS