Versículo do dia
E era um o coração e a alma da multidão dos que criam, e ninguém dizia que coisa alguma do que possuía era sua própria, mas todas as coisas lhes eram comuns.

Banco de Leite Humano do Hospital da Mulher realiza campanha para arrecadar potes

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

O Banco de Leite Humano do HIPS – Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, está realizando uma campanha:”Doe amor em forma de potes”, com o intuito de arrecadar potes de vidro para armazenar o leite materno. As pessoas podem fazer o agendamento com a instituição para a entrega, em casa, através do telefone (75) 3602-7156.

Para Gilberte Lucas, diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), que administra o Hospital da Mulher, o recipiente é importante para serem utilizados nas coletas de leite humano. “Utilizamos os frascos tanto na montagem dos kits de doação do leite materno que enviamos às nossas doadoras para que elas façam a doação, como para pasteurizar os leites e armazenar. Com certeza precisamos fortalecer essa campanha e sensibilizar a população a fazer a doação de frascos”, explica.

De acordo com Camila da Cruz Martins, bióloga e coordenadora do BLH, a coleta de leite materno está sendo mantida. Mesmo durante a pandemia, a rota domiciliar ocorre de segunda a sexta-feira com o apoio do Corpo de Bombeiros – 2º GBM.

Entretanto, segundo ela, o que está faltando são os potes de armazenamento. ”Necessitamos de uma quantidade de frascos que possa suprir a coleta das mães doadoras. Eles têm que ser de vidro rígido com tampas de plástico, a exemplo dos potes de café solúvel ou maionese (de 150 ml a 500 ml). Façam o agendamento que iremos buscar, seguindo todos os protocolos de segurança e saúde do Comitê Municipal da Covid-19 e do Ministério da Saúde”, ressalta.

Além da doação de potes, as mães que estão amamentando também podem fazer a doação do leite excedente que são distribuídos para bebês neonatos, prematuros/de risco, internados no UTI, UCI e Mãe Cangurú. As puérperas, mães que acabaram de dar à luz, e que tenham produção de leite em excesso, podem fazer a doação diretamente no Banco de Leite, como também podem agendar a visita domiciliar para coleta.

O BLH funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, no HIPS. Nos finais de semana funciona apenas no sábado das 07h às 13h para atendimento externo e interno com distribuição e o acompanhamento de gestantes e puérperas que estão na maternidade.

Foto: Fatima Brandão

OUTRAS NOTÍCIAS