Versículo do dia
Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos.

Brinquedoteca escolar vira exposição na Seduc

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

1182015174109“A brinquedoteca é o espaço em que a criança aprende como brincar”, descreve a professora Leia Margareth Vidal de Oliveira Falcão, durante visita à exposição “Brinquedoteca escolar: espaço criativo de vivências e convivências” que acontece no pátio da Secretaria de Educação até esta sexta-feira, 14. A exposição é aberta para visita dos educadores e de todo o público que frequenta a Seduc.

 

Em 2015, todas as escolas municipais que possuem Educação Infantil vão ganhar uma brinquedoteca. A iniciativa da Seduc pretende fomentar nas escolas um espaço socioeducativo que favoreça o desenvolvimento das crianças na infância.

 

Leia, que atua na Escola Municipal Coriolano Farias de Carvalho, acredita que a brinquedoteca é um lugar onde as crianças podem desenvolver diversas capacidades. “A aprendizagem passa por várias fases e é brincando que nós aprendemos a lidar com os conflitos, com as regras e com as dificuldades”, orienta.

 

Na última semana, a Seduc promoveu um workshop com a mesma temática. “Participei do evento sobre a brinquedoteca e fiquei emocionada de chegar naquele espaço e ser acolhida de forma tão calorosa, com tudo organizado e preparado para a Educação Infantil”, avalia a professora.

 

Agora, os mesmos itens apresentados no workshop podem ser vistos na exposição que reúne objetos próprios da brinquedoteca, além de brinquedos que foram produzidos pelos próprios professores durante o evento. Podem ser vistos: quebra-cabeça 3D, quebra-cabeça gigante, jogo de argolas, carrinhos e bonecas; cavalinho de madeira, casinha infantil, aviãozinho e diversos títulos literários, como o livro cenário, livro quebra-cabeça e livro fantoche, entre outros. A brinquedoteca é composta ainda por DVD e TV.

 

O objetivo da Divisão de Educação Infantil ao realizar a exposição é sensibilizar os educadores sobre a importância deste espaço na escola, além de promover a apreciação da produção dos professores.

 

“A criança quando brinca aprende a ser um sujeito social, a construir vínculos, aprende a respeitar o corpo, desenvolve o movimento, a exploração e faz uso do sensorial”, explica a professora Darlene Miranda, integrante da Divisão de Educação Infantil. “A brinquedoteca é um espaço para que as crianças desenvolvam a autonomia e a ludicidade, garantindo um ambiente onde o brincar livre é o principal foco”, conta Darlene.

OUTRAS NOTÍCIAS