Versículo do dia
Aquele que crê no Filho tem a vida eterna, mas aquele que não crê no Filho não verá a vida, mas a ira de Deus sobre ele permanece.

Cadela São Bernardo tem 20 filhotes de uma vez só em parto de 38h no RS

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

saobernardo1aUma cadela da raça São Bernardo deu cria a 20 filhotes neste final de semana em Rolante, no Vale do Paranhana, no Rio Grande do Sul. A ninhada surpreendeu vendedora Ana Cláudia Klein, de 22 anos, dona do macho e da fêmea que cruzaram. Ela conta que, em meio a um parto que já durava quase 20 horas, precisou levar a cadela a uma clínica veterinária.

 

“Começou na sexta-feira às 8h, até as 5h da madrugada. Ela deu 10 filhotes em casa. No sábado ao meio-dia levei para o veterinário, em Taquara, porque não saíam mais os outros e ela começou a passar mal. Foi um susto quando o veterinário ligou dizendo que tinha mais 10”, contou a proprietária dos animais.

 

Dos 20 filhotes, 11 sobreviveram. Os outros nove, que nasceram já na clínica veterinária, de cesariana, não resistiram. “Eles sofreram uma anestesia junto com a mãe, e fechou 38 horas desde o primeiro que nasceu até o último”, conta a vendedora.

 

A mãe, Una, de três anos, passa bem. O cruzamento foi feito com outro São Bernardo puro, o Alvin, da mesma idade. Os dois cães são de Ana, que passou pela primeira experiência com cruzamento. A jovem, que vive com os pais, pensa em vender quase todos os cãezinhos. “Pretendo ficar com uma femeazinha ou um machinho”, conta.

 

O professor da Faculdade de Veterinária da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) Marcelo Alievi afirma que o número de filhotes “extrapolou” a quantidade média de ninhadas em animais de grande porte, como é o caso da raça São Bernardo. Alievi ainda explica que a morte de alguns filhotes é uma situação esperada em partos como estes.

 

“É uma situação que depende muito da raça. Claro que em cães de grande porte a ninhada esperada sempre é maior. Mas normalmente entre oito a 12 filhotes. Já fiz partos na clínica de 15 filhotes. Era uma cadela da raça Fila. Agora 20 realmente é uma coisa que extrapolou a média”, diz veterinário.

 

“No caso das mortes, provavelmente os filhotes tiveram algum sofrimento fetal pela dificuldade do parto, mas dentro de uma ninhada tão grande é uma situação que deve ser esperada”, acrescenta.

 

(Foto: Ana Cláudia Klein/Arquivo Pessoal)-Do G1 RS

OUTRAS NOTÍCIAS