Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 13/11/2018

Campanha de combate ao câncer de próstata é aberta no CMPC

A Campanha Novembro Azul, que nacionalmente mobiliza as unidades de saúde em torno do combate ao câncer de próstata, foi aberta oficialmente pelo prefeito Colbert Martins Filho, na manhã desta segunda-feira,12, no Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC).

 

De janeiro a novembro, só no CMPC foram diagnosticados 125 casos de câncer de próstata. Conforme as estatísticas, o tumor é mais comum em homens acima de 50 anos de idade. Até o mês de setembro, as consultas com urologistas chegaram a 1.039, sendo que em janeiro foi registrada a maior demanda, com 150 pacientes. Maio contabilizou a menor incidência, com 70 casos.

 

Nos últimos três anos, os casos positivos de tumor na próstata somam quase a metade de todos os diagnósticos para os cânceres nos exames realizados no Romilda Maltez. Em apenas nove meses deste ano, o número de casos positivos, 104, somam quase 10% da demanda das consultas com urologista, que foram 1.029. No mesmo período foram realizadas 233 biopsias deste órgão.

 

Com a deflagração da campanha Novembro Azul, que visa a promover a conscientização dos homens, em relação á necessidade imperiosa de realizar os exames preventivos que detectam a doença em fase inicial, a expectativa é de que as consultas vão aumentar exponencialmente.

 

Gilbert Lucas, presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, estima que a campanha deverá se estender até o mês de dezembro. Segunda afirmou, “as nossas equipes estão mobilizadas para atender esta demanda, desde a triagem, o PSA, a ultrassonografia e consulta ao urologista, com resultados rápidos e seguros”.

 

Médico, o prefeito Colbert Filho lembrou que a cada dez homens acima de quarenta anos de idade, dois correm o risco de estarem acometidos com o câncer de próstata, “e a chance de obter a cura é maior através dos exames preliminares, daí a importância da prevenção”.

 

Sublinhando o preconceito ainda latente na maioria dos homens em se submeter ao exame de toque, Colbert alertou para os casos em que o paciente tem alguém na família que teve o câncer de próstata, quando os riscos de ter o tumor maligno se tornam maior.

 

Os exames preventivos são realizados regularmente durante todo o ano nas demais unidades de saúde do Município. No CMPC, enquanto durar o Novembro Azul, diariamente, a partir das 7h, serão distribuídas 50 fichas no setor de triagem.

 

Foto: Jorge Magalhães