Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 02/10/2019

CAPS AD debate a questão das drogas em celebração aos 16 anos do serviço

Com o tema “Celebrando o cuidado ao usuário de álcool e outras drogas”, a Prefeitura, através da Secretaria de Saúde, promoveu um Simpósio em comemoração aos 16 anos do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps AD) na quarta-feira, 25.

 

A programação contou com relatos de experiência, exposição, peça teatral e entre outras atividades realizadas pelos pacientes acompanhados pelo Caps. A atividade também foi voltada para discussão sobre temas atuais da saúde mental.

 

Para Patrícia Flach, uma das palestrantes e atualmente psicóloga da Defensoria Pública do Estado da Bahia, o momento é muito importante para discutir os desafios no tratamento dos pacientes usuários de substâncias psicoativas.

 

“É importante que as pessoas não generalizem o uso dessas substâncias e os impactos. Nem todas as pessoas utilizam do mesmo jeito, mas existem usos de fato problemáticos e outros que são mais sociais”, explica a psicóloga.

 

Ainda de acordo com ela, é necessário pensar que atrás daquele uso abusivo existe um sujeito com a história marcada pelo sofrimento, dores existenciais e está num contexto com muitas impossibilidades.

 

“É preciso entender primeiro a relação que este indivíduo estabelece com essa substância. Muitas vezes não é necessário abandonar o uso, mas sim mudar a forma de se relacionar com a substância”, afirma Patrícia Flach.

 

O Caps AD é direcionado para pacientes que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas. As pessoas que identificarem que necessitam de ajuda podem procurar o serviço. “Atendemos por demanda espontânea, sem ser necessário agendamento prévio. Estamos sempre de portas abertas”, ressalta a coordenadora do Caps AD, Mariana Rios.

 

O serviço funciona de segunda a sexta, das 7h às 18h e fica localizado na rua Prudente de Morais, 170, Ponto Central.