Cerest registra queda de 84 por cento das notificações por acidente de trabalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Foto: Jorge Magalhães

Índice pode ser associado ao aumento do desemprego e trabalho home office

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) aponta que houve redução das notificações por acidente de trabalho em Feira de Santana. Foram 19 casos registrados ano passado e apenas três este ano – uma queda de 84%.

Apesar disso, o índice não pode ser considerado positivo. Isso porque a coordenadora do órgão, Verena Liberal, associa que a redução não foi influenciada por melhorias nas condições de trabalho.

“Observando o cenário de pandemia, podemos atribuir essa redução ao aumento considerável de desempregados, além do afastamento do ambiente de trabalho por categorias que podem realizar o serviço em home office. Os números reduziram, mas não podemos dizer que foi devido a melhorias nas condições de desempenho da função”, avalia.

Ontem, 27, foi comemorado o Dia Nacional da Prevenção ao Acidente de Trabalho com o objetivo de valorizar a luta dos trabalhadores brasileiros por condições dignas de trabalho.

O Cerest trabalha de forma constante na prevenção, através de práticas de educação para a saúde do trabalhador e inspeções com a finalidade de identificar fatores de risco para acidentes. A construção civil e a indústria lideram as ocorrências.

A fiscalização observa o que pode oferecer risco à saúde e acidente durante o processo de trabalho. Além disso, o órgão é responsável por monitorar os casos suspeitos e confirmados da Covid-19 em empresas e demais estabelecimentos comerciais.

Nesse contexto, o órgão atua em conjunto com a Divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, sendo possível acionar o serviço através do telefone (75) 3623-7552 ou presencialmente na sede do órgão, que está localizada na Avenida Presidente Dutra, s/n, Capuchinhos.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS