Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 29/01/2019

Céu de Feira de Santana projetado na cúpula do planetário encanta espectadores

“Uau” e “que lindo” ecoavam dentro da cúpula do planetário do Museu Parque do Saber na tarde de quinta-feira, 24. O motivo? O céu de Feira de Santana, que foi projetado sem a interferência da atmosfera, da poluição ou das luzes da cidade resultando em um verdadeiro espetáculo para as 179 pessoas presentes. A projeção foi parte da programação de férias do Museu, que acontece desde o início do mês de janeiro.

 

O público teve a oportunidade de desfrutar de uma aula explicativa sobre astronomia. A explanação “Figuras no Céu”, através de um equipamento especializado, proporcionou uma experiência ímpar para estas pessoas. O ZKP4 quinto levou os espectadores a uma viagem pela via láctea, explorando constelações e outros detalhes do espaço

 

O ministrante da aula foi o diretor do Museu, Basílio Fernandez (foto). Muito satisfeito com a resposta positiva do público, ele explica que o objetivo é tornar a astronomia mais acessível. “É muito interessante a dinâmica de planetário, com essas demandas de explicações sobre astronomia para além dos filmes. É algo que traz essa interação, a possibilidade de você perguntar, de alguém mais curioso tentar buscar uma resposta”, afirma.

 

Um dos principais desafios é proporcionar o aprendizado a todos os espectadores. “A gente busca tornar alguns termos de astronomia mais simples e utilizar termos do dia a dia a exemplo do calendário, o relógio, o tempo, tudo isso é abordado nessas sessões e que muita vezes as pessoas não associam. É a constatação de o quão grande são essas figuras que estão no céu”, completa Basílio.

 

As sessões de férias continuam até dia 1º de fevereiro, sempre às 15h. E o Parque do Saber conta também com com as sessões nos domingos pontualmente às 17h. O Museu é um equipamento da Prefeitura Municipal e administrado pela Fundação Egberto Costa. Além das sessões de filmes, é um espaço de fomento à tecnologia e cultura, através de eventos, palestras entres outros.
Foto: Letícia Daltro