Cidadãos podem usar SAC Digital para solicitar comprovação de vínculo empregatício

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Os cidadãos baianos que precisarem comprovar experiência de trabalho e/ou tempo de serviço para aposentadoria como celetistas já podem usar a plataforma de serviços SAC Digital como via de acesso ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED). Disponível de forma gratuita e 100% on-line, o serviço permite que os trabalhadores solicitem a comprovação de seus vínculos empregatícios e também o endereço do empregador responsável pelo vínculo mais recente declarado no Cadastro.

Para ter acesso à facilidade, os cidadãos podem ingressar no endereço www.sacdigital.ba.gov.br ou usar o aplicativo SAC Digital, disponível nas lojas de app para celulares Android e iOS. Em seguida, basta digitar no campo de busca a frase “Solicitar vínculos empregatícios do CAGED”. O serviço está disponível tanto para trabalhadores que desejam obter os seus vínculos formais celetistas declarados ao Cadastro quanto para os Tribunais de Justiça, por intermédio de servidores da Varas ou Secretarias ou Defensoria Pública.

Mantido pelo Ministério da Economia, o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados é um registro permanente de admissões e dispensa dos empregados contratados sob o regime da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). O Cadastro é utilizado para conferência dos dados do Programa de Seguro-Desemprego, além de servir de base para a elaboração de estudos, pesquisas, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho, além de subsidiar a tomada de decisões para ações governamentais.

Lançada em 2018, a plataforma SAC Digital contabiliza 4 milhões de cidadãos cadastrados e mais de 7 milhões de atendimentos on-line. Atualmente, a ferramenta disponibiliza aos cidadãos 598 serviços públicos, sendo que 51 deles podem ser prestados de forma inteiramente remota, sem a necessidade de deslocamento físico do cidadão. Entre os serviços disponíveis, estão RG Expresso, CNH Definitiva, Segunda Via da Carteira de Habilitação, CTPS Digital e Matrícula Escolar Digital, entre outros.

Fonte: Ascom/ Saeb

OUTRAS NOTÍCIAS