Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 22/02/2019

Colbert Filho assina progressão funcional para 86 guardas municipais

O prefeito Colbert Filho assinou, na tarde desta quinta-feira, 21, na sala de reuniões do Paço Municipal Maria Quitéria, as progressões funcionais horizontais – mudança de referência, de 86 guardas municipais. A associação da categoria considerou a ascensão um avanço.

 

O avanço profissional beneficiou, neste primeiro momento, cinco inspetores, 14 subinspetores, 53 guardas de classe especial, mais quatro da categoria de primeira classe e mais nove de segunda classe, além da progressão de dois guardas especiais que foram promovidos a inspetores.

 

A mudança de referência garante ao guarda municipal um aumento automático de 3,9% nos seus vencimentos. Ao todo são 20 os estágios a serem cumpridos por um GM para chegar ao posto de inspetor, topo da carreira. O período é de aproximadamente 18 anos – deverá ser portador de diploma de nível superior.

 

Colbert Filho disse que naquele momento, além do reconhecimento ao trabalho que vem sendo realizado pela instituição, estava cumprindo a lei. “A Guarda Municipal tem uma função importante entre os órgãos que compõem a força de segurança e que combatem a violência”.

 

Para tanto, afirmou o prefeito, deve estar preparada para os novos desafios, com a incorporação ferramentas tecnológicas no trabalho desenvolvido. O prefeito também anunciou a comissão que formatará o curso obrigatório de preparação de guardas para futuras progressões – de 1ª classe para Classe Especial.

 

O secretário de Prevenção à Violência, Pablo Roberto, afirmou que o momento foi muito importante para a Guarda Municipal e revelou que outras mudanças serão efetuadas, em breve. Elogiou a sensibilidade do prefeito em abraçar a causa sonhada pela categoria. “Atendeu as demandas da Guarda”.

 

Para o presidente da Associação de Guaras Municipais, Gerson Santos, as progressões significam um profundo reconhecimento do município à instituição e as guardas. “Metade do efetivo foi beneficiada, apenas nesta etapa e acredito que outros guardas terão as demandas atendidas”.

 

Estiveram presentes ao evento o secretário de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, a diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, o coordenador da Defesa Civil do Município, Pedro Américo, o comandante da GM, Hélio Santos, e o vereador Izaias de Diogo.

 
Secom