Versículo do dia
O galardão da humildade e o temor do Senhor são riquezas, e honra, e vida.

Como escolher a máquina de lavar ideal e não desperdiçar água

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

download (2)No momento de adquirir uma lavadora de roupas é necessário pensar sobretudo em eficiência. Para saber qual é o modelo mais eficaz, leva-se em consideração a capacidade para lavar a quantidade de roupas que você dispõe e a economia que ela traz, seja de tempo, água e energia.

 

A informação mais lembrada no momento de comprar um modelo diz respeito a capacidade da máquina em peso de roupas. Porém, existem muitas outras características que precisam ser levadas em consideração. Veja algumas dicas para você escolher a máquina de lavar roupa ideal para a sua rotina!

 

Capacidade

 

A capacidade de uma lavadora de roupas está relacionada ao volume de peças que ela pode suportar, já que elas costumam ficar ainda mais pesadas quando molhadas. Logo, é importante escolher uma que aguente a quantidade de roupas a serem lavadas – um modelo que suporte muito mais do que o peso que você pretende colocar, muitas vezes pode trazer menos economia, já que precisará de maior potência e gastará mais água para fazer o trabalho.

 

As lavadoras com menos de 9 kg são ideais para pessoas que não precisam exigir tanto da máquina. As de 5 kg, por exemplo, são boas para quem mora sozinho. Já as de 6 kg são mais indicadas para casais sem filhos ou para quem divide a casa com outra pessoa. Entre 7 e 9 kg são os modelos mais adequados para famílias de até 4 pessoas.

 

Para quem exige mais da máquina, como famílias maiores ou com filhos pequenos (que precisam de roupa limpa a todo o tempo), as máquinas com capacidade superior a 9 kg costumam ser as melhores.

 

Energia

 

Além do consumo de água, a máquina deve ser econômica também no consumo de energia elétrica. Para isso, o Inmetro desenvolveu uma escala que ajuda o consumidor a identificar quais são os melhores modelos para isso.

 

O selo do Procel classifica cada eletrodoméstico de A a E, sendo A o mais econômico e E o menos. A “etiqueta” aplicada nos produtos também informa qual é o consumo médio por mês, permitindo que a pessoa saiba o que está levando para sua casa.

OUTRAS NOTÍCIAS