Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 01/09/2019

Concluintes de curso de inseminação artificial em bovinos receberão certificados na Expofeira

Os alunos concluintes do Curso de Inseminação Artificial em bovinos, promovido pelo Centro de Treinamento Pecuário (CTPEC), localizado no bairro Pedra Ferrada, receberão os certificados neste domingo, 1º, no Parque de Exposição João Martins da Silva, logo após a abertura da 44ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana (Expofeira 2019). A entrega será feita pelo prefeito Colbert Martins Filho.

 

O curso, que conta com apoio da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, é destinado a pequenos produtores, pecuaristas, vaqueiros e estudantes do curso de Veterinária, de Feira de Santana e região. “É um conhecimento que contribue significativamente tanto para estudantes como para os produtores rurais”, considera o secretário de Agricultura, Joedilson Freitas.

 

A diretora do CTPEC, Natália Antonelle, informa que o principal objetivo é a melhoria da qualidade genética dos animais. “A inseminação artificial em bovinos consiste no ato de disposição do sêmen, puro ou diluído, no útero da fêmea, em condições que permitam os espermatozóides encontrar o óvulo e fecundá-lo. A técnica consiste em tentar aproveitar, ao máximo, os cios da matriz e fazer com que as crias tenham maior potencial produtivo, por conta do uso do sêmen de reprodutores melhorados”, ressalta.

 

Ela observa que o curso de capacitação funciona também como uma extensão para prática de estudantes de veterinária, visto que nas faculdades e universidades eles não têm a oportunidade de aprofundamento nesse tema.

“Temos as aulas teóricas primeiro, trabalhando em peças in natura, cedidas por frigoríficos, depois passamos para a prática, em que cada aluno tem um limite em torno de 10 vacas e, a partir daí, é que a gente vai ter uma confiança de que realmente eles estão aptos para a prática de inseminação”, pontua Antonelle.