Concurso premia ilustrações de estudantes do 5º ano que cursam inglês

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

“Da Princesinha do Sertão, a nossa Feira de Santana, no sertão baiano, para o mundo!” Este é o tema do concurso cultural promovido pela Secretaria de Educação em parceria com o Centro de Educação Tecnológica do Estado da Bahia – CETEB, para os estudantes do 5º ano da Rede Municipal. O desafio é apresentar uma imagem inédita, uma ilustração, que será a identidade visual do curso de inglês oferecido para os alunos. Os vencedores vão ganhar um smartphone.

O concurso visa promover, sensibilizar e incentivar o engajamento dos estudantes com a língua estrangeira. “É uma oportunidade para estimular o desenvolvimento do protagonismo estudantil, além da valorização da cultura local em comunicação com o mundo”, destaca a professora Andréia Castiglioni, da coordenação de Língua Inglesa da Seduc.

A produção pode ser feita manual ou digitalmente, em formato A4. As crianças estão livres para usar lápis e papel, computador ou aplicativos de celular e afins. A criatividade está liberada para a criação e o desenvolvimento da arte. O desenho, exclusivo para o certame, deve representar a cultura local de Feira de Santana e sua conexão com o mundo através da Língua Inglesa.

“Os gestores das escolas municipais apoiaram a iniciativa e estão engajados. Por isso, estamos com muita expectativa, inclusive de chamar a atenção para os estudantes que podem ter uma participação mais efetiva no curso”, afirma o professor Claudenir Machado, diretor do CETEB.

As inscrições já estão abertas. Para participar, o estudante deve encaminhar a produção para sua escola ou para o email do concurso – [email protected] No arquivo, em formato A4, deve conter nome completo da criança, idade, série, telefone, nome da escola e nome completo do pai ou da mãe. O prazo final para entrega do desenho físico nas escolas é 30 de junho. Já no formato digital, o prazo é 6 de julho.

Uma comissão julgadora escolherá os cinco desenhos mais criativos e alinhados à proposta. Todos os cinco finalistas serão premiados com um smartphone e acesso a um pacote de dados móveis pelo período de seis meses. O resultado será divulgado pelos canais de comunicação oficiais da Seduc e do CETEB, no dia 15 de julho.

“O concurso traz o estudante como um parceiro direto, uma forma de mostrar que o curso de inglês é feito por ele e para ele. Então, é muito mais que uma premiação, é uma maneira de destacar o estudante como um sujeito colaborativo e participante do seu processo de aprendizagem”, destaca Érica Coutrim, doutora em Linguagens e consultora do CETEB.

Curso de Inglês para o 5º ano
As aulas foram iniciadas no dia 22 de abril e seguem até 31 de dezembro. Os alunos contam com a oferta de conteúdo através de uma plataforma digital e o apoio de material didático. As aulas são oferecidas pelo CETEB, habilitado pelo resultado do processo licitatório na modalidade de pregão eletrônico.

A oferta do conteúdo em inglês segue as orientações da Secretaria Municipal de Educação e estão em consonância com a Base Nacional Comum Curricular, BNCC, estabelecidas pelo Ministério da Educação. Os estudantes têm aulas não presenciais – atividades com atuação direta do professor e outras, que são intermediadas pela tecnologia.

Foto: divulgação

 

OUTRAS NOTÍCIAS