Versículo do dia
Aquietai-vos e sabei que eu sou Deus; serei exaltado entre as nações; serei exaltado sobre a terra.

Confira o cronograma do carro fumacê em Feira de Santana

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Devido o índice de notificações de casos suspeitos de dengue totalizando 3.331 registros até o mês de junho em Feira de Santana e 2.720 suspeitos de chikungunya no mesmo período, a Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Saúde está realizando a aplicação do inseticida com o carro fumacê em dez bairros com maior índice dos registros.

A programação segue para os bairros: Brasília, Feira X, Conceição, George Américo, Sobradinho, Tomba, Campo Limpo, Cidade Nova, Papagaio e distrito de São José, também conhecido como Maria Quitéria (confira tabela com as datas no final da matéria). A aplicação será feita em cinco ciclos nos mesmos bairros, sendo que já se encontra no segundo ciclo de aplicação. Em breve será divulgado o cronograma para demais localidades.

A Secretaria de Saúde recomenda que as pessoas abram as portas e janelas de casa para permitir que a nuvem de inseticida chegue a todos os cômodos. Outra orientação é para que retirem os animais de estimação que possivelmente estejam na garagem ou jardins das casas no momento em que o carro esteja passando.

Segundo informa Edilson Matos, coordenador do Centro de Referência em Endemias, o trabalho estava sendo feito com a bomba costal motorizada, porém devido as circunstâncias o carro fumacê oferece melhor eficácia por questões de logística.

Com a mudança do inseticida todos os profissionais passaram por treinamento para aplicação do material, que possui especificidades de aplicação diferentes do antigo. “Estamos agora trabalhando com um material de grande qualidade, feito a base de óleo e não mais a base de água. Esse produto novo passa mais tempo no ar, cerca de três horas fazendo efeito e por esse motivo estamos realizando a aplicação de forma mais rápida”, explica o coordenador.

Os cinco carros fornecidos pelo Governo do Estado realizam a aplicação em 15km por hora, e antes era feito em uma velocidade inferior, cerca de 10km por hora. Outra mudança é que a aplicação era feita a cada três ciclos e agora é feita a cada cinco ciclos.

Para Edilson, a colaboração da população é fundamental no processo de eliminação dos possíveis focos do mosquito, visto que o inseticida utilizado no carro fumacê elimina apenas os mosquitos alados, isto é, que estão em fase adulta e de reprodução, interrompendo parte do ciclo, porém não eliminam as larvas.

OUTRAS NOTÍCIAS