Foto: Thiago Paixão – Arquivo
Os atendimentos de rotina para acompanhamento e monitoramento da saúde são realizados de segunda a sexta-feira nas Equipes de Atenção Primária (antiga Unidade Básica de Saúde) que tem funcionamento de 7h às 18h e nas Unidades de Saúde da Família- USFs que ficam abertas de 7h às 16h.
Os trabalhadores que não possuem disponibilidade durante o dia, devem procurar as USFs vinculadas ao programa Saúde na Hora, que atendem de segunda a sexta-feira, com horário estendido de 7h às 21h. São elas: Campo Limpo I, V e VI; Liberdade I, II e III; Queimadinha I, II e III; Parque Ipê I, II e III; Videiras I, II e III; Rua Nova II, III e Barroquinha; George Américo III e IV e Campo Limpo IV.
Além do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) que pode ser solicitado através do número 192, os casos de urgência e de emergência podem ser levados pelos moradores para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e Policlínicas que também ficam abertas 24h.
Já o Centro de Saúde Especializada (CSE) que oferece atendimentos para asma, tuberculose, hanseníase, HIV e infecções sexualmente transmissíveis, atua de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, conforme agendamento e encaminhamentos das unidades de saúde. Apenas o programa antirrábico, que oferta vacinação e orientação sobre raiva humana, abre todos os dias, também nesse horário.
O Ambulatório Municipal de Infectologia funciona das 7h às 17h. Lá ocorrem consultas com infectologistas para os casos de doenças infectocontagiosas, arboviroses, esporotricose, além de neuropediatra e programa para crianças com microcefalia. Todos os pacientes são encaminhados pelas unidades de saúde.
Além disso, tanto no CSE como no Ambulatório de Infectologia é feito o exame para diagnóstico da dengue, esse por demanda espontânea, de 8h às 11h30 e de 13h30 às 16h.
Os serviços ofertados na Secretaria Municipal de Saúde (SMS) acompanham o horário da pasta que é das 7h às 17h. Entre eles estão o Transporte Fora de Domicílio (TFD), o Departamento de Alta e Média Complexidade (DAMAC) e a Central Municipal de Regulação (CMR). Para todos é necessário apresentar documento de identificação pessoal com foto, cartão SUS, comprovante de residência e guia médica. Entretanto, para o TFD é exigido documento pessoal de identificação do acompanhante para cadastrar no sistema.
A atualização do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) é feita pelo WhatsApp através do número (75) 3612-6606 ou em dez unidades que foram designadas: EAPs do Dispensário Santana, Cassa, Subaé, Caseb I, Mangabeira e as USFs do CSU, Baraúnas, Jardim Cruzeiro, Rua Nova e Barroquinha, e Parque Ipê. Para realizar a emissão e atualização é necessário informar RG ou certidão de nascimento; CPF e o comprovante de residência em nome do usuário ou de algum familiar.
Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), que oferecem tratamento para uma variedade de transtornos, como ansiedade, depressão e problemas relacionados ao uso de substâncias psicoativas, operam das 7h às 18h. Os pacientes podem buscar ajuda de forma espontânea ou serem encaminhados pelas unidades de saúde.
Fonte Secom