Constituinte do Sistema Político será debatida neste sábado na Uefs

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

uefesRepresentantes de 25 municípios baianos participam, sábado (26), no campus da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), do Curso dos Mil, atividade que integra a mobilização, em nível nacional, pelo Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. As atividades serão desenvolvidas no Auditório Central, a partir das 8h, e prosseguem durante todo o dia.

 

O Curso dos Mil vai reunir pessoas dos municípios dos territórios do Portal do Sertão, Recôncavo Baiano, Sisal, Bacia do Jacuípe e Piemonte de Diamantina. O movimento é organizado por diversos segmentos da sociedade civil.

 

A campanha do Plebiscito pretende discutir temas relacionados ao atual sistema político brasileiro, como o financiamento privado de campanhas, alternativas para reverter o quadro da sub-representação das mulheres, indígenas e negros no parlamento e a importância do fortalecimento de mecanismos de participação popular nas decisões políticas.

 

Outro objetivo dacampanha é a criação de comitês locais, com ações em bairros, associações e escolas, conforme revela Thays Carvalho, da Coordenação Nacional do Levante Popular da Juventude. “No Curso dos Mil, pretendemos intensificar as ações de agitação e propaganda e formar multiplicadoras e multiplicadores do Plebiscito Popular por uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político”, observou.

 

Cerca de 200 organizações e 500 comitês estão envolvidos na Campanha, em todo Brasil. As atividades de formação local, regional e estadual ocorrem durante todo o ano e, entre 1º e 7 de setembro de 2014, em todo o país, será realizada a votação pelo Plebiscito. A consulta popular fará uma única pergunta à população: “Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político?”.

 

As informações são da Ascom/Uefs.

OUTRAS NOTÍCIAS