COVID-19: Prefeitura orienta instituições de longa permanência para pessoa idosa

Estratégias para reduzir os riscos da disseminação do novo coronavírus (Covid-19) em Instituições de Longa Permanência Para Pessoa Idosa (ILPI) estão sendo recomendadas e realizadas pela Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria de Saúde.

A implementação destas medidas foram elaboradas pela referência técnica em saúde da pessoa idosa em parceria com Vigilância Epidemiológica, devido os riscos de desenvolvimento de quadros respiratórios graves e resultados fatais em idosos e portadores de doenças crônicas.

A nota informativa estabelece fluxos de recomendação desde a identificação de funcionários com sintomas respiratórios, até o diagnóstico. Bem como recomendações para restrição de visitas e medidas padrão de controle.

“Desde o primeiro caso confirmado da doença no município tivemos a iniciativa de elaborar um plano de recomendações para estas instituições, visto que em outros países houve disseminação do vírus entre profissionais que atuam nessas instituições, pondo em risco este público”, informa a enfermeira referência técnica em saúde da pessoa idosa, Isabela Machado.

Dentre as recomendações ainda constam: uso de máscara, reforçar a higiene das mãos, disponibilizar dispensadores de álcool gel em locais de grande circulação, divulgar e reforçar o uso da etiqueta respiratória, manter os ambientes ventilados naturalmente, reforçar os procedimentos de higiene e desinfecção de utensílios, atualizar a situação vacinal para influenza aos profissionais e idosos, restringir uso de utensílios compartilhados e evitar acesso de funcionários com sintomas respiratórios.

“Estabelecemos um fluxo para que essas instituições nos informem caso algum profissional apresente sintomas. Em algumas das instituições que possuem profissional da enfermagem, promovemos o treinamento para realização do teste rápido de diagnóstico do coronavírus. Os locais que não possuem este profissional, iremos pessoalmente realizar o exame”, pontuou Isabela Machado.

Ainda de acordo com ela, os testes rápidos estão sendo uma medida eficaz realizada frequentemente pela Secretaria de Saúde. Até o momento todos os testes realizados tiveram resultado negativo, sendo possível que estas instituições acionem a referência técnica em casos de dúvida ou outras necessidades.

Somente em três destas instituições o Governo do prefeito Colbert Martins Filho disponibilizou 69 protetores faciais de acrílico para uso da equipe.

Foto: Assessoria Saúde

OUTRAS NOTÍCIAS