Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 18/01/2019

Datafolha: evangélicos são o segundo grupo religioso que mais sofre preconceito no Brasil

SONY DSC

Os evangélicos formam um grupo religioso que constantemente é alvo de preconceito na sociedade, e uma pesquisa Datafolha divulgada na última terça-feira, 15 de janeiro, trouxe maiores detalhes sobre isso, indicando que os fiéis das diferentes denominações são o segundo maior alvo de discriminação.

 

O levantamento do instituto de pesquisa abordou diferentes questões que podem gerar hostilidade social, como cor ou raça, orientação sexual, local onde mora e classe social.

 

De acordo com informações do G1, a pesquisa Datafolha entrevistou 2.077 pessoas com 16 anos ou mais em 130 cidades do Brasil, entre os dias 18 e 19 de dezembro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança do levantamento é de 95%.

 

Dentre os entrevistados das diferentes religiões, 68% dos adeptos de religiões afro-brasileiras (umbanda, candomblé e outras) declararam ter sofrido algum tipo de preconceito por sua crença, consolidando-se assim como o grupo que tem maior percepção de ser alvo de algum tipo de discriminação.

 

Os evangélicos de diferentes linhas teológicas que participaram da entrevista e disseram ter sofrido preconceito somaram 38%. Esse número pode ser dividido entre tradicionais (36%), pentecostais (40%), neopentecostais (48%) e outras tradições (20%).
Gospel +