Versículo do dia
Como a cidade derribada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito.

Denatran adia exigência de cadeirinha em van escolar fica para 2017

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

30605-2O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) decidiu adiar o início da fiscalização sobre a obrigatoriedade de “cadeirinhas” em vans e ônibus escolares.

 

Os veículos deveriam oferecer o equipamento para crianças de até 7 anos a partir de 1º de fevereiro de 2016, mas as multas a motoristas que desrespeitarem a medida só começarão a ser aplicadas em fevereiro de 2017.

 

A alteração deve ser publicada nesta sexta-feira (27) no Diário Oficial da União. De acordo com diretor do Denatran, Alberto Angerami, a mudança visa oferecer tempo a fabricantes das cadeirinhas para que o mercado esteja abastecido. “Não queremos que haja exploração, com preços abusivos. Se a fiscalização começasse a valer em fevereiro, o mercado não estaria abastecido convenientemente”, contou.

 

Angerami explicou que a resolução que prevê o uso do equipamento nos veículos de transporte escolar entrará em vigor em 2016, tendo sido adiada apenas a fiscalização. “Se um pai levar a cadeirinha, o motorista é obrigado a usá-la. É assim que vai funcionar”, acrescentou.

 

A obrigatoriedade havia sido anunciada pelo Ministério das Cidades em junho deste ano e causou reação de associações de motoristas e proprietários de vans e ônibus escolares em todo país, desencadeando protestos em São Paulo e em Belo Horizonte, por exemplo. Angerami disse que a medida foi tomada com a devida transparência. “O conselho conta com participantes de diferentes ministérios e foi devidamente debatida”, defendeu.

 

Bahia Notícias

OUTRAS NOTÍCIAS