Denúncia: “Quem não aceitar a troca do hidrômetro pode ter o fornecimento de água interrompido”, afirma vereador

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O vereador Edvaldo Lima (MDB), denunciou na manhã desta quinta-feira (15), que a Empresa Baiana de Águas e Saneamento(Embasa) por meio de empresas terceirizadas tem realizado a troca de hidrômetros nas residências em Feira de Santana.

Segundo o edil, após a mudança, os clientes têm registrado aumento no consumo de água. De acordo com o vereador quem não aceitar a troca o hidrômetro pode ter o fornecimento interrompido.

“A população conta que as contas de água vem aumentando de forma assustadora e principalmente depois que a Embasa trocou o hidrômetro, é onde vem a facada na população, não dá mais para o povo aguentar tantos aumentos indevidos”, afirma.

Para Edvaldo o hidrômetro pode ser trocado com a autorização do cidadão, quando é instalado o hidrômetro não é mais da Embasa, é do proprietário do imóvel,” ressalta.

“A Embasa não pode trocar sem o conhecimento das pessoas e depois mandar conta para a população, caso o hidrômetro esteja com defeito o dono da residência solicita a troca.

“Esse hidrômetro que até o vento quando passa de longe já registra tudo”, disse o vereador.

Projeto de Lei

O projeto de Lei Nº 05/2021 de autoria do vereador Edvaldo está em tramitação na Câmara Municipal de Feira, o objetivo é barrar esse desrespeito contra os feirenses, espero com o PL a Embasa venha encaminhar para o cidadão um preço justo da conta de água”, concluiu o vereador Edvaldo Lima.

Nota- Assessoria de Comunicação da Embasa

O hidrômetro é um aparelho destinado a registrar o consumo do imóvel e, dependendo do tempo de uso e das condições de conservação, ele se desgasta, havendo a necessidade de substituição por um novo. A substituição de hidrômetros é uma prática de rotina da Embasa, sendo uma prerrogativa da empresa autorizada pelo ente regulador. O cliente é avisado da troca por meio de comunicado impresso entregue no imóvel.

A troca do hidrômetro não aumenta o consumo de água. O que pode ocorrer é que, com a troca por um aparelho novo, que possui maior precisão na medição, passa a se aferir efetivamente o consumo que antes não era completamente registrado. Cabe salientar que todos os hidrômetros utilizados pela Embasa são aferidos pelo Ibametro.

Se depois da troca do hidrômetro, o consumidor verificar uma variação do valor da conta, ele pode entrar em contato com a Embasa pelo 0800 0555 195 ou pela Agência Virtual no endereço https://agenciavirtual.embasa.ba.gov.br/ para que a situação seja avaliada individualmente.

Fonte Conectado News- Por Meire Dias

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