Versículo do dia
A fazenda do rico é sua cidade forte e, como um muro alto, na sua imaginação.

Detran baiano quer que habilitação valha por 10 anos

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

1

A captura de foto e impressão digital do cidadão para a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) poderá ter validade de dez anos. Atualmente, o prazo é de cinco anos. O condutor que precisa renovar a carteira ou tirar a segunda via do documento tem que passar novamente pelos procedimentos de foto e biometria. Com a mudança, os dois serviços de habilitação seriam disponibilizados pela internet e aplicativos para smartphones, evitando a repetição da captura de imagens presencialmente.

 
A nova regra foi proposta pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), no 53° Encontro Nacional dos Detrans, nesta quarta-feira (15), em Brasília, e aprovada por unanimidade. A decisão segue agora para o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), a quem cabe regulamentar a matéria e colocá-la em vigor no país.

 
“Não faz sentido obrigar o condutor a comparecer ao órgão de trânsito para a captura de novas imagens, toda vez que ele perde a habilitação ou ela vence, já que a tecnologia nos dá suporte. A Bahia está pronta para atender o condutor pelo site e aplicativo sem a necessidade da biometria, nesses casos”, declarou o diretor-geral do Detran-BA, Lúcio Gomes.
O presidente da Associação Nacional dos Detrans (AND) e diretor-geral do Detran-PR, Marcos Elias da Silva, disse que a entidade vai cobrar do Denatran que a medida proposta pela Bahia vire lei rapidamente . “É importante que o Denatran entenda que existe um avanço tecnológico na captura dessas imagens e validação do banco de dados, material que pertence aos estados. A mudança deve ser implementada logo porque representa comodidade e agilidade”.

 
Tribuna Feirense

OUTRAS NOTÍCIAS