Dia Global de Oração e Jejum contra coronavírus é anunciado

“O Covid-19 é uma grande preocupação para todos nós. Especialmente porque se espalha para áreas do mundo com menos recursos para lidar com isso. Nós precisamos orar”.

Esta foi a mensagem da Aliança Evangélica Mundial (WEA, sigla em inglês) ao designar o domingo, 29 de março, como um dia global de oração e jejum.

A entidade que representa 600 milhões de cristãos evangélicos em todo o mundo oferece em seu site um guia de oração e jejum , e chama todos os cristãos a “encorajarem-se mutuamente a compartilhar histórias de fé e esperança à medida que caminhamos juntos” em um grupo no Facebook aberto para esse fim.

“Essa crise já afetou pessoas em todos os cantos do mundo, com o vírus continuando a se espalhar, as unidades de saúde estão se preparando para um número esmagador de pacientes, enquanto milhões estão confinados em suas casas e preocupados não apenas com a ameaça da doença, mas também as consequências econômicas imediatas e duradouras para suas vidas ”, disse Bp Efraim Tendero, Secretário Geral da WEA.

“No meio dessa situação, somos lembrados de quão vulnerável é o homem como um pequeno vírus invisível aos olhos humanos que interrompe o mundo inteiro. É um tempo que pede humildade e oração ao Pai Celestial, Criador e Sustentador deste mundo. Oramos porque sabemos que Deus ouve e responde ”, acrescentou.

“A oração ainda é a maior ajuda que podemos dar. Ao orarmos pelas pessoas neste momento difícil, garantimos-lhes o amor e o cuidado de Deus por aqueles que têm medo. Vamos orar especialmente por todos os médicos e funcionários do governo da linha de frente – por proteção, boa saúde e sabedoria em tudo o que fazem. Trabalhando em conjunto com a ajuda de Deus, venceremos o Covid-19 ”, disse Bp Tendero.

O tema da iniciativa é “Senhor, ajude!” e é inspirado no Salmos 107 . “Esta iniciativa de oração não começará e terminará com um dia, mas esperamos galvanizar os esforços de oração e incentivar os fiéis a se tornarem parte do movimento global de oração para interceder diariamente”, finalizou Tendero.

Outras iniciativas

O movimento 24-7 Oração também desenvolveu materiais especiais para esses tempos de confinamento. Em seu site , está disponível uma sala de oração virtual, bem como guias de oração para toda a família e ‘uma oração pela libertação do coronavírus’ traduzida para mais de 10 idiomas.

O Movimento Lausanne exortou todos a “mostrarem carinho e respeito uns pelos outros, cuidando uns dos outros, especialmente dos idosos e dos mais vulneráveis ​​da comunidade”. Eles compartilharam pedidos de oração e ofereceram uma lista de materiais publicados por alguns dos líderes do movimento.

Ações evangélicas na Europa

Na Itália, a Aliança Evangélica e mais de 20 denominações evangélicas e agências missionárias experimentaram o que descreveram como uma “unidade histórica” ao se unirem para um Dia Nacional de Oração no domingo, 22 de março.

Em Portugal , os cristãos evangélicos também se uniram em um dia de intercessão no mesmo domingo. A Aliança Evangélica incentivou os cristãos a “orar, agir e pedir misericórdia a Deus”.

Missie Nederland e outras organizações cristãs na Holanda realizaram um Dia Nacional de Oração no dia 18 de março, com foco especial em adolescentes , com eventos no Instagram e no Youtube.

A Aliança Evangélica do Reino Unido oferece uma oração toda quinta-feira .

A Aliança Evangélica Suíça convocou todas as igrejas a “ pedirem a Deus que Ele transforme esse tempo de crise em um momento de bênção” e sugeriu maneiras pelas quais as comunidades cristãs podem agir no novo contexto de incerteza.

Na França , o Conselho Nacional de Evangélicos incentivou os irmãos a se unirem à iniciativa da Reserva Cívica do governo para “ser voluntário e realizar ações solidárias em seu prédio e rua ”. Como em outros países, o corpo evangélico convocou todas as igrejas para interromper todas as reuniões de grupo e organizar usando meios online.

A Aliança Evangélica Tcheca compartilha regularmente iniciativas criativas de outras organizações no país com o objetivo de combater o vírus.

Na Bulgária, a Aliança Evangélica e vários líderes da igreja compartilharam mensagens de vídeo. “Agora é a hora de todos os crentes no país se unirem em torno da verdade de que o Senhor está próximo daqueles que sinceramente O invocam”, disseram eles.

Na Noruega, a Aliança Evangélica compartilhou um artigo que relembra momentos semelhantes da história. “Espero que nossas experiências não sejam tão dramáticas. É bom ver as coisas em uma perspectiva maior. A fé cristã é e continua sendo uma mensagem de esperança e essa esperança está enraizada na ressurreição de Jesus ”, disseram eles.

Na Alemanha, a Aliança Evangélica incentiva os cristãos a orarem todas as noites às 20:20 .

Folha Gospel com informações de Evangelical Focus

OUTRAS NOTÍCIAS