Versículo do dia
Mas eu vos digo que de toda palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no Dia do Juízo.

Em Feira, 27 mil já foram vacinados contra gripe

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Vacina__o H1N1-fotos Jorge Magalh_es (11)_1As unidades municipais de saúde de Feira de Santana continuam mobilizadas na vacinação contra a gripe. Desde que começou a Campanha Nacional contra a Influeza, no dia 4, 27 mil pessoas já foram vacinadas – os números são referentes até esta terça-feira, 12. Somente no dia “D” de mobilização nacional, realizado no sábado, 9, 14.130 pessoas receberam o imunizante.

 

A campanha segue até o dia 22 de maio. A meta é imunizar 101 mil pessoas no município, o que corresponde a 80%. Entre os idosos deverão ser vacinados 60 mil. Para alcançar os números, a Divisão de Vigilância Epidemiológica, através da Rede de Frio, tem garantido a vacina em todas as unidades de saúde.

 

Além dos idosos, integram o público-alvo crianças de seis meses a menores de cinco anos; trabalhadores da saúde; gestantes; puérperas (mulheres até 45 dias após o parto); população privada de liberdade (detentos); os funcionários do sistema prisional, portadores de doenças crônicas, como o diabetes, hipertensão, renal, respiratória, e os povos indígenas.

 

A chefe da Divisão Vigilância Epidemiológica, Francisca Lúcia Oliveira, afirma que a procura pela vacinação está dentro das expectativas da Secretaria de Saúde. Contudo, orienta as pessoas que fazem parte do grupo prioritário e que ainda não garantiram sua proteção, que procurem uma unidade de saúde mais próxima. É importante levar um documento pessoal e a caderneta de vacinação.

 

PROTEÇÃO

 

A vacinação contra a gripe previne as formas mais graves da doença. Ela protegerá a população contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

 

Conforme o Ministério da Saúde, estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

 

A gripe é uma doença respiratória aguda e sua transmissão ocorre de pessoa para pessoa, principalmente por meio da tosse, espirro ou contato com as secreções respiratórias de pessoas infectadas.

OUTRAS NOTÍCIAS