Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 16/07/2019

Estudantes tiram dúvidas sobre a redação no segundo dia do Aulão Enem 100%

A redação costuma ser um ‘bicho papão’ para aqueles que irão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Algumas orientações de como se preparar para este desafio foram repassadas por professores aos estudantes que estão participando, nesta terça-feira (16), do segundo dia do Aulão Enem 100%, na sede da Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo (CAB), em Salvador. A atividade está sendo transmitida ao vivo pelo Portal da Educação e pelas redes sociais da Educação Bahia.

 

Os aulões fazem parte de uma ação estratégica que é o Enem 100%. Este projeto se divide em etapas e visa fortalecer as aprendizagens. Nos aulões, os alunos repassam conteúdos das várias áreas do conhecimento. Nesta terça, a professora de Redação, Barbara Cristina Moreira, destacou a importância da leitura sobre os diversos temas da atualidade. Ela lembrou, ainda, a importância de se observar as regras gramaticais e a escrita formal, principalmente nos dias em que as abreviaturas são bem comuns, em função das comunicações via redes sociais. “O que fizemos foi tirar dúvidas e explorar um tema atual e que ainda não caiu na redação, estimulando, ao máximo que os alunos perguntem e tirem totalmente as dúvidas”, afirmou.

 

Os estudantes falaram sobre a importância da iniciativa. “Este aulão é uma experiência incrível para nós, estudantes, pois nos ajuda a chegar com mais segurança lá no Enem e a conseguir uma nota mais alta. Além disso, a aula fica disponível nos canais da Secretária de Educação do Estado. Então, eu vou revisar bastante”, disse Emily Santana, do 3º ano, da Escola Estadual Duque de Caxias.

 

O estudante Fabrício Paranhos, do 3º ano, do Colégio Estadual Dantas Júnior, também disse que vai aproveitar os conteúdos digitais educacionais disponibilizados pela SEC, no Portal da Educação, para continuar estudando em casa. “Ao chegar em casa, depois do aulão, com os assuntos ainda frescos na memória, vou procurar revisar e anotar tópicos importantes debatidos. Também vou assistir, novamente, a aula no Facebook para ter como referência mais perto do dia da prova. Acho que tudo que vem a mais é muito lucrativo para o conteúdo e para o preparo para enfrentar a prova”, afirmou.

 

A professora Leila Paiva, da Escola Estadual Duque de Caxias, também falou sobre outros elementos utilizados nos aulões. “Este momento dos aulões é muito importante, pois trazem, além de um reforço no conteúdo, momentos mais lúdicos na acolhida dos alunos com músicas e uma abertura mais descontraída, isso sem falar da qualidade do material fornecido e que pode ser levado para revisões em casa”, destacou. “Momentos como estes dos aulões dão uma segurança a mais para os alunos que têm dificuldade nas matérias de exatas, além de diminuir a ansiedade deles”, acrescentou o professor de Biologia, André Cordeiro.

 

Programação – Nesta semana, os aulões seguem até sexta-feira (19), envolvendo, diariamente, 320 alunos. Os aulões prosseguem nos seguintes períodos: de 19 a 23 de agosto; de 23 a 27 de setembro; e de 7 a 11 de outubro, nos turnos matutino (das 9h às 12h) e vespertino (das 14h às 17h), no auditório da Secretaria da Educação. A ação pedagógica abrangerá, no total, 160 unidades escolares de Salvador e da Região Metropolitana de Salvador, contemplando 6.400 alunos. As provas do Enem 2019 serão realizadas nos dias 3 e 10 de novembro.

 

Além dos aulões, o projeto Enem 100% contempla o Redijaê, que é uma ação para fortalecer a produção textual por meio da Sala de Aula Virtual (Google Classroom), com foco na melhoria da proficiência escrita dos estudantes. Os temas sugeridos nas redações do Redijaê deste ano são: “Direitos e deveres do cidadão no Brasil contemporâneo”; “O mundo do trabalho e as perspectivas de futuro”; e “Imigrações e a crise dos refugiados”.
Fonte: Ascom/ Secretaria da Educação