Fake News: vídeo mostra fotos de fiéis mortos pela Covid-19 em igreja na Itália

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Um vídeo que está circulando nas redes sociais, principalmente em grupos evangélicos, mostra um homem espantado ao encontrar praticamente a igreja vazia e com fotos de pessoas nos bancos.

A mensagem que circula junto diz que as imagens representam os fiéis mortos com a Covid-19 e que a igreja fica na Itália.

O vídeo é verdadeiro, mas foi gravado na Igreja Batista Salem, em Lake, no estado de Mississippi, nos Estados Unidos, e não na Itália. Além disso, as fotos não mostram pessoas mortas pela Covid-19, mas sim fiéis que não puderam acompanhar o culto presencialmente por causa do isolamento social.

O homem que aparece de gravata rosa e roupa social e se emociona com as fotos é Larry Duncan. Ele é o pastor da Igreja Batista Salem na cidade de Lake, nos EUA.

O vídeo foi gravado em 12 de abril de 2020, domingo de Páscoa. No vídeo, além das fotos dos fiéis, é possível ver a mensagem “Feliz Páscoa”.

Junto com o vídeo, a igreja publicou o seguinte texto: “Para nossa família Salem: queremos compartilhar com vocês o vídeo em que surpreendemos o irmão Larry com todas as suas fotos para o culto de Páscoa. Foi um momento tão especial e emocionante.”

Além do vídeo, naquele dia, o pastor também tirou uma foto na igreja vazia com as fotos dos fiéis.

Em nota enviada ao G1, a Igreja Batista Salem diz que “as pessoas dessas fotos ainda estão vivas”. “Foi feito como uma homenagem ao nosso pastor, enquanto sua congregação não podia comparecer… para que ele não precisasse pregar em uma casa vazia.”

Há vários vídeos e fotos do interior do templo no Facebook e também no YouTube. Esses registros mostram que o vídeo compartilhado, de fato, foi gravado na igreja, já que há inúmeras semelhanças, como os lustres, os vitrais, a cruz no altar, o carpete vermelho e o próprio pastor.

O boato também foi compartilhado em outros idiomas.

Fonte: EXTRA e G1

OUTRAS NOTÍCIAS