Versículo do dia
O caminho de Deus é perfeito; a palavra do Senhor é provada; é um escudo para todos os que nele confiam.

Feira do Livro deve atrair público de 50 mil pessoas

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

1582014163050Um público de mais de 50 mil pessoas é esperado na 7ª Feira do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana. A edição 2014 do evento foi lançada na noite desta quinta-feira no Casarão Fróes da Mota, com a presença de organizadores, representantes das instituições parceiras, imprensa e artistas. A Feira do Livro, que é realizada pela Universidade Estadual de Feira de Santana com o apoio de duas secretarias municipais, vai acontecer entre os dias 23 e 28 de setembro, na Praça João Barbosa de Carvalho, a Praça do Fórum.

 
A noite de lançamento foi regada por muita música. Primeiro, os músicos Tito Pereira e Tonico Freitas apresentaram canções autorais e outras. Em seguida, o grupo “Melancolia: piano e poesia” mesclou erudição com magia e encantamento, num repertório que incluiu Chiquinha Gonzaga, Baden Powel, Gilberto Mendes e Arnaldo Rebelo, entre outros, com a poesia de Drummond, Roberval Pereyr, Antonio Brasileiro e Ruy Espinheira Filho.

 

 

O vice-reitor da UEFS, Genival Corrêa de Souza, destacou o crescimento do Festival Literário ao longo do anos, chegando à sétima edição com a expectativa de receber um público de 50 mil pessoas. “A parceria com as instituições que contribuíram ao longo dos anos para o sucesso da Feira do Livro tem sido fundamental. Vamos à nossa sétima edição com o espírito renovado e com muita disposição para as próximas”, conclamou Genival.

 

A coordenadora geral da Feira do Livro, Anna Cristina Gonçalves da Silva, ressaltou a fundação do Festival “que nasceu do desejo de alguns educadores de incentivar o gosto pela leitura e da importância de fomentar políticas públicas em defesa da cultura e da literatura”, defende. Anna Cristina chamou a atenção para a programação deste ano que terá como destaque a presença do escritor Luiz Ruffato, que este ano participou da abertura da Feira do Livro de Frankfurt, na Alemanha. Ele estará em Feira no dia 24 de setembro, às 10:00 e às 14:00.

 

A secretária de Educação, Jayana Ribeiro, que prestigiou o lançamento, disse que o Festival representa a valorização cada mais significativa da leitura e da cultura em Feira de Santana. A secretária ressaltou o esforço que o município faz ao motivar a participação das escolas, professores e alunos da rede municipal, selecionados através de edital público que oferece vagas para toda a rede, com transporte gratuito e o vale-livro. “Estamos oferecendo pela segunda vez consecutiva o vale-livro, este ano para 500 professores e três mil alunos da rede municipal. Cada escola participante poderá levar ao evento 40 estudantes”.

 

A Feira do Livro conta com o apoio dos seguintes órgãos: Secretaria Estadual de Educação, as secretarias municipais de Cultura, Esporte e Lazer e Educação; a Fundação Cultural Egberto Costa; a Arquidiocese de Feira de Santana e o Serviço Social do Comércio, Sesc; diversas faculdades e escolas privadas do município, editoras de livro, órgãos de comunicação, entre outros.

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS