Chegou a hora dos feirenses prestigiarem a 10° edição da Feira do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana. Amanhã (26), iniciam-se atividades que ocorrerão até o dia 1 de outubro. Como já é de costume, a Feira do Livro tem suas atividades desenvolvidas em estruturas armadas na praça João Barbosa de Carvalho, com espaços para apresentações, debates e lançamento de livros. Durante o dia, acontecerão apresentações teatrais, contações de histórias, exibição de filmes, dentre outras atividades.
De acordo com a coordenadora do evento, a professora Eliana Carlota, a Feira do Livro é de suma relevância e o objetivo é despertar a importância da leitura como elemento inerente à compreensão do mundo. “O principal objetivo da Feira do Livro é mobilizar a comunidade feirense para a importância da leitura e da participação de cada ser na construção coletiva da cidadania. O evento tem grande importância, pois possibilita o acesso, principalmente, de estudantes das escolas públicas das redes municipal e estadual ao universo da leitura nas diversas linguagens”.
Eliana ainda conta que a Feira do Livro vem sido organizada desde o início do ano. No ano passado a Feira recebeu cerca de 65.000 pessoas, e este ano os organizadores esperam 70.000 pessoas. “Para a realização deste evento contamos com o investimento da Secretaria Estadual de Educação para a montagem da estrutura e os recursos disponibilizados pelos demais organizadores para programação cultural e outras demandas do evento. Além de contarmos com o apoio da prefeitura, de faculdades e colégios particulares de Feira de Santana, estabelecimentos comerciais, entre outros”, explica a coordenadora.
Este evento é uma atividade de muita importância na cidade, pois conta com a participação de diversas cidades da região. O mesmo proporciona a todos, especialmente aos estudantes, pleno contato com a literatura, com os encantos das artes visuais, música, dança, teatro e cordel.
Este ano a Feira do Livro contará com a participação de vários convidados ilustres vindo de outros estados do Brasil. Dentre eles, o escritor Alexandre Azevedo, de Ribeirão Preto- SP, Tino Freitas de Brasília e Marco Haurélio, consagrado cordelista. Das editoras que marcarão presença na exposição de livros, são Editora Abril, Editora Caminho, Editora Martin Claret, Esquina Pedagógica, Tempo das Letras, Só Livros editorial, Livraria SBS, dentre outras.
FOLHA DO ESTADO