Versículo do dia
Na multidão de palavras não falta transgressão, mas o que modera os seus lábios é prudente.

Feira reúne em congresso internacional forças de segurança

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

9_9Até domingo, 1º de novembro, Feira de Santana estará sediando o I Congresso Internacional de Desastres em Massa, cuja solenidade de abertura aconteceu na manhã desta sexta-feira, 29, no auditório da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). O secretário municipal Relações Interinstitucionais, Sérgio Carneiro, compôs a mesa de abertura representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho.

 

 

Especialistas de outros países, como da Inglaterra, Portugal, Argentina, Peru, Chile, Colômbia, Paraguai, México participam desse evento, cuja iniciativa é do Programa de Laboratório em Comunidade e acadêmicos do curso de Odontologia da Uefs, e que serve de teste para as Olimpíadas 2016. Ainda presentes, estudantes, pesquisadores e professores das áreas de Saúde e Segurança.

 

 

Durante a abertura, o coordenador de Linhas de Pesquisa em Ciência Forense da Uefs e organizador do evento, professor Jeidson Marques, ressaltou que a iniciativa reúne as forças e organizações de segurança visando preparar os profissionais para atuação em casos de desastres em massa.

 

 

“É importante uma resposta rápida e efetiva diante de um desastre”, considerou. De acordo com ele, a Uefs já está em fase de implantação do centro de treinamento permanente para a formação de profissionais na área de desastres. “É um projeto que será referência para o mundo”, disse.

 

 

O secretário de Relações Interinstitucionais, em nome do prefeito, desejou as boas-vindas aos participantes e considerou que essa iniciativa é valiosa por reunir as diversas forças de segurança – Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Polícia Militar, Guarda Municipal, bem como o SAMU – para a troca de experiências.

 

 

“É uma honra para Feira de Santana sediar um evento internacional. Parabenizo o professor Jeidson Marques pela capacidade e empenho em organizar o I Congresso Internacional de Desastres em Massa”, disse.

 

 

Logo após a abertura, foi dado início a realização das palestras cujos assuntos a serem abordados nesta sexta-feira e sábado, 31, estão: “Protocolo da Interpol para Identificação de Vitimas de Desastres”; “Sistema de Comando de Incidentes”; “Aspectos Jurídicos em Situações de Desastres: Uso de Imagem, Vilipêndio ao Cadáver e Direitos Humanos” e “Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos”.

 

 

Já no domingo, 1º, no Aeroporto João Durval Carneiro, as atividades contarão com simulações de desastres aéreos e atentado terrorista, válidos como testes para as olimpíadas de 2016. Outros exercícios considerados de “inteligência”, segurança e resposta a incidentes estão programados para este dia.

OUTRAS NOTÍCIAS