Versículo do dia
A sinceridade dos sinceros os encaminhará, mas a perversidade dos desleais os destruirá.

Feira sedia reunião de povos indígenas

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

752015141957 Representantes de diversas etnias indígenas estão em Feira de Santana onde participam, entre esta quinta-feira, 7, e sábado, 9, da 19ª Reunião do Conselho Distrital de Saúde Indígena (Condisi), no auditório do Colégio Modelo Luis Eduardo Magalhães. É no município que está localizado o Polo Base Referência em Saúde Indígena, no bairro Kalilândia, que atende a mais nove polos distribuídos por outros municípios baianos.

 
A secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, e a chefe da Atenção Básica, Valdenice Queiroz, estiveram no local, na manhã dessa quinta-feira, representando o prefeito José Ronaldo de Carvalho.

 

Durante a reunião do Condisi será eleito o novo presidente do conselho e ocorrerá a posse dos conselheiros locais. Eles representam os kaimbé, tuxá, kiriki, pataxó, tupinambá, entre outras etnias. Todos eles são lideranças – caciques e conselheiros.

 

A representante do Polo Base de Feira de Santana, Maria do Socorro Pereira de Souza, destaca que embora não tenha aldeia no município – constam apenas cerca 70 índios ou descendentes que estudam na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) – a Prefeitura Municipal tem acolhido essa população.

 

“Feira está sempre de portas abertas para acolher um índio. Muitas gestantes procuram o Hospital da Mulher para ter seus filhos e são bem acolhidas”, reconhece. Também esteve presente na reunião do Condisi, o coordenador distrital de Saúde Indígena, Gerry Matalawê.

OUTRAS NOTÍCIAS