Feira vai receber incentivo do Ministério da Saúde para apoio às ações aos caminhoneiros

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Uma ação da Prefeitura, realizada no Dia do Caminhoneiro, é tema de artigo a ser publicado em revista de circulação nacional

Feira de Santana está entre os 35 municípios brasileiros que vão receber recursos do Ministério da Saúde para investir em ações de saúde voltadas aos caminhoneiros. O incentivo, no valor de R$ 30 mil, é destinado ao desenvolvimento de ações da Atenção Primária à Saúde.

Na Bahia, apenas Feira e Itabuna foram incluídas na Portaria publicada no dia 11 de agosto, no Diário Oficial da União.

“Por Feira de Santana ter dado um passo à frente e iniciado as ações há muito tempo, ela foi incluída nos municípios que receberão esse benefício. A Secretaria Municipal de Saúde oferta serviços de saúde aos caminhoneiros nos Pontos de Parada e Descanso [PPD] credenciados em rodovias federais que cortam nove estados brasileiros”, explica Isabela Machado, referência técnica em Saúde do Homem.

No dia 30 de junho, Dia do Caminhoneiro, por exemplo, uma grande ação beneficiou profissionais que trafegavam na BR-324, com serviços de aferição de pressão arterial e glicemia, testes rápidos para diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis, vacinação contra a gripe Influenza e Hepatite B e avaliação antropométrica.

“As ações de saúde do homem são descentralizadas e acontecem durante todo o ano. Esse incentivo irá fazer com que o município possa ofertar outros serviços para essa população, aumentando a adesão desse público aos programas”, diz Isabela.

Além disso, a ação realizada no Dia do Caminhoneiro virou artigo que será publicado em uma revista de circulação nacional. Os municípios contemplados com a verba deverão executar as ações em até 12 meses, a contar da data de recebimento dos recursos. A prestação de contas sobre a aplicação da verba deverá ser realizada por meio do Relatório Anual de Gestão.

Foto: Thiago Paixão- Secom

OUTRAS NOTÍCIAS