Os fisioterapeutas do Programa de Hanseníase do Centro Municipal de Saúde Especializado Dr. Leone Leda participaram nesta quarta-feira, 9, de atualização e capacitação para atuar no programa de prevenção e controle da doença. A atividade foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde. A especialista dra. Laiana Guimarães ministrou o treinamento no auditório do SAMU, na avenida João Durval.
“A fisioterapia é uma ferramenta importante para controlar as lesões causadas pela doença, permitindo a prevenção das incapacidades impostas pela hanseníase”, explica.
Quando a doença afeta os nervos, o paciente pode desenvolver incapacidades físicas, evoluindo para deformidades que causam limitações na vida social, diminuição da capacidade de trabalho e distúrbios psicológicos. “Daí a importância dessa atualização, pois o papel do profissional de fisioterapia específica é fundamental na reabilitação dos pacientes”, lembra Thais Parente Rios, coordenadora de fisioterapia do Centro de Saúde Especializado.
A hanseníase tem cura. O Centro de Saúde Especializado, mantido pela Prefeitura de Feira de Santana, acolhe pacientes com uma equipe multiprofissional que conta com médicos, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros. O tratamento é um direito do cidadão e está disponível gratuitamente. O CSE funciona na rua Geminiano Costa S/N, Centro.
HANSENÍASE
É uma doença contagiosa, que passa através de uma pessoa doente que não esteja em tratamento. Pode atingir crianças, adultos e idosos de todas as classes sociais, desde que tenham um contato intenso e prolongado com o bacilo. Instala-se principalmente nos nervos e na pele.