Versículo do dia
E, sobre tudo isto, revesti-vos de amor, que é o vínculo da perfeição.

Fisioterapeutas capacitados para tratar pacientes com hanseníase

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

download (5)Os fisioterapeutas do Programa de Hanseníase do Centro Municipal de Saúde Especializado Dr. Leone Leda participaram nesta quarta-feira, 9, de atualização e capacitação para atuar no programa de prevenção e controle da doença. A atividade foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Saúde. A especialista dra. Laiana Guimarães ministrou o treinamento no auditório do SAMU, na avenida João Durval.

 

“A fisioterapia é uma ferramenta importante para controlar as lesões causadas pela doença, permitindo a prevenção das incapacidades impostas pela hanseníase”, explica.

 

Quando a doença afeta os nervos, o paciente pode desenvolver incapacidades físicas, evoluindo para deformidades que causam limitações na vida social, diminuição da capacidade de trabalho e distúrbios psicológicos. “Daí a importância dessa atualização, pois o papel do profissional de fisioterapia específica é fundamental na reabilitação dos pacientes”, lembra Thais Parente Rios, coordenadora de fisioterapia do Centro de Saúde Especializado.

 

A hanseníase tem cura. O Centro de Saúde Especializado, mantido pela Prefeitura de Feira de Santana, acolhe pacientes com uma equipe multiprofissional que conta com médicos, enfermeiros, assistentes sociais, entre outros. O tratamento é um direito do cidadão e está disponível gratuitamente. O CSE funciona na rua Geminiano Costa S/N, Centro.

 

HANSENÍASE

 

É uma doença contagiosa, que passa através de uma pessoa doente que não esteja em tratamento. Pode atingir crianças, adultos e idosos de todas as classes sociais, desde que tenham um contato intenso e prolongado com o bacilo. Instala-se principalmente nos nervos e na pele.

OUTRAS NOTÍCIAS