Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 17/12/2019

Funcionários devem conhecer o local e os produtos que manuseiam, diz especialista em capacitação de Brigada de Incêndio no HIPS

Funcionários das áreas de Higienização e Lavanderia do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher, passaram pela segunda etapa de treinamento para formação da Brigada de Incêndio, na última sexta-feira. A capacitação foi ministrada pelo engenheiro de segurança do trabalho, André Politano, no auditório do HIPS.

 

O especialista alerta que os funcionários e colaboradores devem conhecer o local, os equipamentos e produtos que trabalham e manuseiam. “Para que o trabalhador adote um comportamento e uma conduta adequada diante de um sinistro é necessário conhecer o produto utilizado, em que classe de risco de incêndio está e o produto utilizado no setor, a exemplo de tecidos na lavanderia e o cloro usado na limpeza”, salientou.

 

“Quando falamos em fogo, esclarecemos sobre os congruentes que possam gerar uma combustão, contudo os trabalhadores com conhecimentos terão uma conduta correta. O Hospital da Mulher vai capacitar cada setor para as suas particularidades”, ressaltou.

 

Politano também observou positivamente as melhorias estruturais que estão sendo realizadas pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho na unidade, no sentido de evitar e prevenir sinistros. “Além da implantação da Brigada de Incêndio, a instituição está passando por reforma e melhorando toda estrutura e sinalização de emergência nos interiores e parte externa de todo o complexo hospitalar, que envolve o Laboratório, Hospital Municipal da Criança e Hospital da Mulher. Isso é muito positivo”, comentou.

 

A presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, salientou a importância da adesão dos funcionários à capacitação de Brigada de Incêndio. “Além da tarefa de prestarmos um serviço de saúde de qualidade aos usuários, também temos a preocupação em garantir a segurança da população no Hospital, e até mesmo os folguistas fazem questão de participar”, revelou.

 

O treinamento atende à Norma Regulamentadora que disciplina sobre as regras de segurança e saúde no trabalho, especificando acerca de proteção contra incêndio, saídas suficientes para a rápida retirada do pessoal em serviço, equipamento suficiente para combater o fogo e pessoas habilitadas para uso desse material. A primeira etapa do treinamento contemplou funcionários do setor de nutrição.

 

Secom