Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 20/11/2018

Gincana da Escola Adenil Falcão arrecada uma tonelada de alimentos e roupas

Nada menos que uma tonelada de alimentos, centenas de peças de roupas e calçados foram doados na tarde da última quarta-feira, 14, pela Escola Municipal Adenil da Costa Falcão, do bairro Brasília, ao Centro Social Monsenhor Jessé, que atende a pessoas em situação de rua. Os donativos foram arrecadados durante a Gincana Solidária promovida pela escola, com a participação dos estudantes e professores, que este ano chegou à sexta edição.

 

Ao longo desse período, a Gincana Solidária buscou sempre estimular a boa convivência entre os alunos, despertando valores como respeito, cidadania e solidariedade. Este ano, o tema do projeto foi “Adenil é mais Brasil”.

 

A coordenadora pedagógica da escola, Josiene Lima , explica que o projeto sempre enfoca o tema das pessoas em situação de vulnerabilidade. “Crianças órfãs, com câncer, idosos e pessoas com anemia falciforme já foram beneficiados pela iniciativa nos anos anteriores”, lembra. Os alunos participam de diversas atividades pedagógicas voltadas para este tipo de população antes de escolher uma específica.

 

O Centro Social Monsenhor Jessé há oito anos atende a pessoas em situação de rua ou que estejam entrando nessa condição. Atualmente, 15 voluntários atuam na instituição; Rosana Nunes Oliveira está lá há cerca de quatro anos. Ela conta que o Centro atende pelo menos 200 pessoas por dia e presta diversos serviços ao longo da semana.

 

São servidos almoços de segunda a quinta-feira, das 13:30 às 15:00; encaminhamento para registros de documentos pessoais – e para conseguir taxa de isenção para o mesmo – às quartas-feiras; banho e distribuição de roupas às quintas-feiras, além de campanhas de agasalho ao longo do ano. Não há atendimento externo às sextas-feiras.

 

“Amanhã é dia de trabalhar muito!”, diz Rosana, aos risos. Não há qualquer empecilho burocrático para quem deseja fazer doações. “É só chegar e deixar. Se não puder trazer, a pessoa pode entrar em contato com a gente que damos um jeito de buscar os donativos”, completa. Quem quiser doar para o Centro Social Monsenhor Jessé pode entrar em contato com a instituição através do telefone 3225-3993.

 

Davi Ferreira , aluno do 4º ano da Escola Municipal Adenil Falcão, foi um dos responsáveis por entregar os itens; participando da gincana pela primeira vez, ele diz que é importante sabermos que não devemos chamar essas pessoas de “moradores de rua” ou “mendigos”. Conta que a melhor parte do projeto foi aprender a respeitar e ajudar aos outros.

 

Geruza Ferreira , diretora da escola, relata que está mais encantada com o projeto a cada ano que passa. “Estamos conseguindo contagiar as pessoas para que olhem com mais cuidado para as minorias sociais. E é isso mesmo que queremos: dar destaque a essas pessoas, infelizmente, ‘invisibilizadas’, é como se elas se tornassem invisíveis para a sociedade; isto se reflete claramente no tema que escolhemos para este ano”, argumenta.

 

Os alimentos e demais itens foram doados pelos alunos e seus familiares entre 22 de outubro e 4 de novembro, período em que os estudantes do 1º ao 5º ano se envolveram nas atividades da gincana. Cinco equipes competiram entre si, sendo cada uma responsável por uma região do Brasil. Provas intelectuais e físicas, gritos de guerra, comidas e vestuário típicos regionais foram alguns dos pontos estudados durante a competição.

 

 

Secom