Versículo do dia
Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é: as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo.

Governo federal atrasa e vacina contra raiva animal está sem previsão

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

1692015135955A vacinação de cães e gatos em Feira de Santana não vem sendo feita há semanas devido à suspensão do repasse do imunizante, por parte do governo federal, que previne a raiva animal. A doença é letal.

 

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses de Feira de Santana, a veterinária Mirza Cordeiro, ainda não tem previsão de quando a vacina volta a ser oferecida.

 

O produto deveria ser repassado aos municípios pelo governo federal – a parte do município é vacinar os animais. E, de acordo com a coordenadora do CCZ, o estoque do município está zerado há vários dias.

 

A suspensão acarreta na possibilidade do aparecimento da doença, que é letal para os animais – e para os humanos desde que não devidamente tratada. Contamina quem tiver contato com o animal infectado pelo vírus da raiva.

 

O último caso de raiva animal no município foi registrado há 11 anos e em humanos, há mais de 15 anos. Mirza Cordeiro comenta que a suspensão da vacinação quebra um ciclo que vem sendo cumprido há anos – o imunizante deve ser aplicado anualmente.

 

Para prevenir a doença, os donos dos animais deverão levá-los às clínicas veterinárias da cidade. De acordo com a coordenadora, a 2ª Dires mantém uma pequena quantidade do imunizante que deve ser usada nas emergências.

 
Secom

OUTRAS NOTÍCIAS