Governo federal terá ‘poupatempo’ digital para todos os serviços públicos

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TQ 7981 SAO PAULO 24.05.2011 OE CIDADES METROPOLE Poupatempo da Praça da Sé. Imagens dos corredores e do movimento para os usuários tirarem suas carteiras de identidade (RG). FOTO TIAGO QUEIROZ/AE
TQ 7981 SAO PAULO 24.05.2011 OE CIDADES METROPOLE Poupatempo da Praça da Sé. Imagens dos corredores e do movimento para os usuários tirarem suas carteiras de identidade (RG). FOTO TIAGO QUEIROZ/AE
TQ 7981 SAO PAULO 24.05.2011 OE CIDADES METROPOLE Poupatempo da Praça da Sé. Imagens dos corredores e do movimento para os usuários tirarem suas carteiras de identidade (RG). FOTO TIAGO QUEIROZ/AE

O governo vai oferecer todos os serviços públicos em uma plataforma online, segundo matéria publicada pelo ‘Correio Braziliense’, com informações do jornal ‘O Estado de S. Paulo’. A medida faz parte de ampla reforma da gestão pública, que o presidente Michel Temer vai anunciar em março para melhorar o atendimento da população e buscar reduzir custos com a máquina governamental, incluindo gastos com pessoal.

 

A meta é buscar economia semelhante à resultante da prática de digitalização em outros países. O custo pode cair a 5% do que é desembolsado hoje. Estudos apontam que a média do gasto em quatro países (Canadá, Reino Unido, Noruega e Austrália) caiu de US$ 14,09 em cada atendimento presencial para US$ 0,39 no serviço online.

 

Numa única plataforma online, o cidadão poderá encontrar todos os serviços do governo federal, uma espécie de Poupatempo digital. Para autenticar a veracidade da pessoa que fez o pedido, o governo já assinou acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para utilizar o banco de dados de biometria do órgão, que tem a identificação de 55 milhões de digitais dos eleitores. Está em curso o recadastramento biométrico do restante dos eleitores em todo o país.

 

“Vamos unificar o canal de atendimento. A medida vai provocar redução das despesas com custeio e pessoal”, disse o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira. “O objetivo não é demitir pessoas, mas reduzir o custo do Estado.” Ele não apresentou valores, mas disse que a economia poderá chegar a bilhões de reais para os cofres públicos. Em média, o custo do atendimento online é 20 vezes menor que o presencial.

 

Para o cidadão, a economia é ainda maior. Segundo estudo da experiência na Espanha, a digitalização desses serviços proporcionou economia 8,5 vezes superior à do governo para a população. O cálculo levou em conta que para pedir um documento ou requerer outro serviço, o trabalhador perde um dia de trabalho, precisa se locomover para a agência, gasta tempo na fila, etc.

 

O ministro diz que no Brasil o relacionamento do cidadão com o Estado é ultrapassado, burocrático e muito lento. Para ele, o serviço público não avançou na digitalização como outras instituições, como a rede bancária. O Brasil possui 102 milhões de usuários de internet, mas – segundo dados oficiais – 64% daqueles com mais de 16 anos nunca interagiram online com um órgão público.

 

Oliveira acredita que o brasileiro não tem resistência a novas tecnologias. Uma prova, segundo ele, foi o uso do cartão do INSS para o recebimento dos benefícios. Havia o temor de que ele não seria usado adequadamente e hoje até o comércio utiliza o plástico. O exemplo mais acabado citado por ele no atendimento digital no setor público foi o da Receita Federal.

 

VERDADE GOSPEL

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