Grande diferença de idade pode atrapalhar o casal?

Foto pixabay

O tempo passa para todos, mas afeta cada um individualmente. Por isso o casal deve avaliar os prós e os contras.

O amor pode até ser cego, mas as pessoas que fiscalizam a vida alheia, não. E quando há uma diferença muito grande de idade com o casal, os comentários são inevitáveis. Interesse por dinheiro e prioridade pela estética são as críticas mais comuns. A tendência, muito comum no meio artístico, leva a uma pergunta: Será que essa diferença traz algum impacto para o relacionamento?

Para um estudo realizado pela Emory University, nos Estados Unidos, sim. A pesquisa chegou à conclusão de que as chances de divórcio seriam de apenas 3% para casais com um ano ou menos na diferença de idade.

Esse percentual sobe para 18% quando a diferença é de 5 anos. Para casais com 10 anos de diferença, a probabilidade vai a 39% e, 20 anos para cima, esses números chegam a 95%.

É claro que não existe receita de bolo para ser feliz. Há muitos casais com grande diferença de idade, que estão casados há muito tempo e são felizes. Mas a Bíblia tem alguma orientação sobre esse assunto?

“A questão da diferença de idade é algo que ainda é um tabu na sociedade. Geralmente, há uma certa aceitação quando o homem é mais velho do que a mulher. Mas não há nenhuma referência bíblica que condene um relacionamento com diferença de idade. Porém, o princípio do ‘jugo desigual’ (2 Co 6:14) sugere que algumas ‘diferenças’ têm influência direta no relacionamento. E isso pode ser visto, nas estatísticas, como causas reais de divórcios”, explica o pastor e mestre em Liderança, Leonino Santiago.

Sobre uma idade ideal para o casal se relacionar, o pastor ressalta que mais importante do que números e datas é o grau de maturidade da pessoa, e que ter uma certa diferença é normal, o problema, é quando essa diferença é muito grande.

“O fator tempo faz parte do desenvolvimento humano. Há tem tempo para aprender a falar, andar, etc. (Eclesiastes 3). Assim, há tempo para relacionar-se em namoro e casamento”, diz.

O pastor diz que o casal deve avaliar os prós e os contras da diferença de idade, principalmente, porque o tempo passará para ambos e um dos dois será mais afetado do que o outro.

“Alguns casais com diferença grande de idade argumentam que o amor supera tudo. Porém, a diferença de idade implica em fases da vida ligadas a hormônios, vida social, capacidade para ter filhos, vitalidade e ritmo de vida, etc. Essa diferença é menos sentida no início do relacionamento, mas no passar dos anos, as consequências vão aumentando e trazendo complicações para os dois envolvidos e para a família também”, justifica.

Santiago também lembra as dificuldades que o casal enfrentará na sociedade. “As pessoas de fora (do relacionamento) acham que o parceiro mais novo está se aproveitando e explorando o mais velho”, alerta o pastor.

Por último, o pastor destaca os conflitos que podem ocasionar pela alta diferença de idade entre casais. “O companheiro mais velho pode ter uma atitude de ‘controle’, justamente por ser o mais velho da relação. E a ‘juventude’ do mais novo pode forçar o mais velho a não viver sua fase natural da vida na desculpa de acompanhar o parceiro”, justifica. Por fim, ele orienta que cabe a cada um avaliar e decidir aquilo que é o melhor para sua vida, dentro dos propósitos de Deus.

Por Cristiano Stefenoni da Revista Comunhão

OUTRAS NOTÍCIAS