Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 25/03/2019

Guarda Municipal comemora 126 anos de existência

A Guarda Civil Municipal de Feira de Santana completa nesta segunda-feira, 25, 126 anos de existência. É a segunda corporação mais antiga do país. Com quase 13 décadas de fundação, a corporação tem muitos motivos para comemorar. Ainda este ano será entregue a sede própria da Guarda Municipal.

 

O imóvel situado na rua Santos Dumont está passando por ampla reforma. As obras seguem em bom ritmo. O efetivo da corporação conta com cerca de 160 homens e mulheres. Hierarquicamente, além do comandante, ela está distribuída em seis inspetores, seis subinspetores, 60 guardas classe especial e 63 1ª classe, nove guardas 2ª classe e dois municipais.

 

Outra conquista recente foi a progressão funcional para 86 guardas municipais, assinada pelo prefeito Colbert Martins Filho. O avanço profissional beneficiou, neste primeiro momento, cinco inspetores, 14 subinspetores, 53 guardas de classe especial, mais quatro da categoria de primeira classe e mais nove de segunda classe, além da progressão de dois guardas especiais que foram promovidos a inspetores. A mudança de referência garante ao guarda municipal um aumento automático de 3,9% nos seus vencimentos. Ao todo são 20 os estágios a serem cumpridos por um GM para chegar ao posto de inspetor, topo da carreira. O período é de aproximadamente 18 anos – deverá ser portador de diploma de nível superior.

 

Para o comandante da GM, Hélio Santos, a atenção dada pelo Governo Municipal à categoria tem representado em importantes avanços. “São quase 13 décadas de boas e ruins lutas e batalhas, e grandes conquistas. Quero agradecer ao nosso Prefeito Colbert Martins Filho e ao nosso secretario Pablo Roberto, pela atenção a nossa instituição, que sem medir esforços para a construção da nossa sede própria vêm investindo em equipamentos para a tropa como aquisição de armas, como também em cursos para requalificação dos profissionais de segurança pública municipal”, salientou.

 

Uma das primeiras corporações do gênero fundada no país, a Guarda municipal se destina a proteção dos bens, serviços e instalações municipais, bem como a realização de atividades preventivas de proteção à comunidade, atuando como órgão complementar da Segurança Pública, nas ações de policiamento comunitário.

 

Secom