Hábitos saudáveis ajudam na prevenção do câncer de próstata, diz especialista

O câncer de próstata é o segundo tumor mais frequente entre os homens brasileiros, a doença causa em média 20 mil óbitos por ano no país.

Diante dos custos com o tratamento da doença e o prejuízo para a qualidade de vida dos pacientes, as operadoras de saúde estão cada vez mais empenhadas em campanhas de esclarecimento e prevenção, voltadas principalmente para incentivar o diagnóstico precoce. Como disse em entrevista ao Portal De Olho na Cidade, o médico urologista João Batista.

“Estima-se que cerca de 20 mil homens venham a falecer por conta do câncer de próstata no Brasil. É preciso investir na prevenção primaria para que o indicie de mortalidade seja diminuído. “Disse João.

Segundo ele, a prevenção é o primeiro passo para a diminuição de casos. “Manter hábitos saudáveis é a melhor forma de evitar a doença. Uma alimentação balanceada com frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais, aliada à uma ingestão menor de gordura, ajudam a diminuir o risco de câncer. Da mesma forma, fazer uma atividade física ao menos 30 minutos por dia, manter o peso adequado à altura (já que estudos recentes mostram maior risco de câncer de próstata em homens com peso corporal elevado), diminuir o consumo de álcool e não fumar, são algumas das recomendações que ajudam a prevenir contra essa e outras doenças.”

É importante frisar que essas dicas não vão impedir que uma pessoa tenha câncer de próstata, mas ajudam a diminuir os riscos de se adquirir a doença.

João reitera que a hereditariedade é um fator relevante para o aumento do risco de desenvolver a doença. Caso haja algum parente próximo, pai ou irmão, com a doença antes dos 60 anos, o risco de se ter a doença aumenta entre 3 e 10 vezes, se comparado à população em geral. Além disso, a doença se dá, em sua maioria, a partir dos 65 anos. Por isso a importância de realizar o exame do toque para o diagnostico precoce da doença.

De olho na Cidade

OUTRAS NOTÍCIAS