Horário da Biblioteca Municipal segue padrão nacional

782015133131A Biblioteca Municipal Arnold Silva, na rua Geminiano Costa, Centro, passa a adotar novo horário de funcionamento, seguindo padrão nacional, tendo como base as principais e maiores unidades espalhadas pelos grandes centros urbanos no país.

 

A mudança no horário de funcionamento da Biblioteca Municipal, conforme a chefe da Divisão Municipal de Bibliotecas, Lucyana Nascimento, tomou por base Rio de Janeiro, São Paulo e Salvador.

 

Mesmo com a readequação dos horários de funcionamento, visando melhor distribuição de escalas de trabalho dos funcionários, a Biblioteca Municipal Arnold Silva ainda supera a carga horária de funcionamento em comparação à maioria das principais bibliotecas brasileiras. Enquanto a feirense mantém um total de 72 horas semanais, a média nacional de funcionamento é de 58h20min semanais, segundo pesquisa realizada pela Divisão Municipal de Bibliotecas.

 

Com a mudança, a Biblioteca Municipal Arnold Silva passa a funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 20h e, aos sábados, das 8h às 17h ininterruptamente. Fecha aos domingos.

 

De acordo com a bibliotecária Lucyana Nascimento, a Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro, responsável pela guarda da memória nacional, fica aberta ao público por um período de 54h30min. Também não abre aos domingos e a maioria dos setores, conforme explica, fica fechada aos sábados, sendo que os que abrem funcionam no período de 10h30min às 18h.

 

Na Bahia o tempo médio de abertura das bibliotecas públicas é de 60h41min, isso se considerado as bibliotecas da UFBA e da UEFS, que possuem características diferentes por se tratarem de bibliotecas universitárias. “referente às bibliotecas públicas, a média de funcionamento na Bahia é de 50h30min”, revela Lucyana Nascimento.

OUTRAS NOTÍCIAS